Animação debate racismo e bullying

Racismo e bullying: como proteger jovens negras? é o nome da campanha lançada pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra. Em parceria com o Instagram Brasil e a SaferNet Brasil, o projeto consiste numa série de três vídeos animados que abordam os impactos do racismo e do bullying na educação e na vida de crianças e jovens negras. O objetivo é promover a reflexão e o direito das crianças.

Acesse a série de três vídeos no canal do IGTV do @portalgeledes.

Quem conduz a narrativa dos vídeos é Guta, uma menina negra de 13 anos que tenta compreender, junto com os(as) espectadores(as), os impactos e as consequências das situações apresentadas em cada material.

No primeiro, a proposta é discutir os conceitos de racismo e bullying, como eles diferem para a população negra que sofre esses ataques e como são construídas essas discriminações em nossa sociedade. Para explicá-los, o episódio conta com a participação de Suelaine Carneiro, coordenadora do programa de educação do Geledés, e Juliana Cunha, psicóloga e representante da SaferNet Brasil.

Os perigos da evasão escolar e as razões que levam as crianças a abandonar a escola são o tema do segundo vídeo. Gravidez e trabalho doméstico são alguns desses motivos – e que acabam por afetar mais mulheres negras. Para falar sobre o assunto, Guta conversa com Viviana Santiago, representante da Unicef, e Mayara Souza, advogada e líder do Programa Marielle Franco.

Por fim, o terceiro vídeo aborda a questão da saúde mental e do afeto. O gatilho que inicia a conversa é o dado do Ministério da Saúde de que a cada 10 adolescentes que tiram a própria vida, seis são negros(as). A educadora convidada Clélia Rosa, mestre em Educação pela Unicamp, reitera que essa não é uma pauta exclusiva da juventude negra, mas que os números mostram como essa população pode ser mais afetada – daí a importância de uma educação que olhe para as questões de raça e gênero.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma