Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Novela sexual: indicada para crianças e jovens?

Insensato coração. O que para os adultos não passa de mero entretenimento, não deve ser o mesmo para crianças e jovens que ainda estão descobrindo sua sexualidade.

  

Por Marcus Tavares
Editor da revistapontocom

Sou um defensor ferrenho da classificação indicativa da programação da tevê. Acho imprescindível que haja, sim, uma recomendação para os pais, embora muitos não a respeitem e acreditem que as crianças, pré-adolescentes e jovens possam assistir a tudo sem o menor constrangimento. Uma pena. Um exemplo é a atual novela das 21 horas, da TV Globo. Insensato Coração foi classificada como “não recomendada para menores de 12 anos”.

Na minha análise, não recomendada para menores de 12 anos é bastante condescendente. Boa parte dos personagens só fala e pratica sexo o tempo todo. É modelo que se vale do corpo malhado para trabalhar e ganhar dinheiro, é a ricaça que adora flertar com qualquer homem, principalmente os malhados, é mulher que se finge de santa, trai o noivo e tem fetiche de transar em banheiro público com segurança de shopping, é filha que incentiva – e dá cobertura – as traições amorosas do pai… E por aí vai. Seriam bons exemplos?

Não sei como esta narrativa é entendida por crianças/pré-adolescentes e adolescentes de 12, 13, 14, 15 anos… Com certeza, o que para os adultos não passa de mera distração, de mero entretenimento depois de um dia de trabalho estressante, não deve ser o mesmo para os que estão na faixa dos 12 aos 16 anos e que ainda estão descobrindo sua sexualidade.

No entanto, uma cena recente me chamou a atenção. Sim, de sexo. Só há isso na novela. Um casal de universitários estava na cama namorando. No entanto, o jovem rapaz não conseguiu vestir a camisinha e o namoro naufragou. O diálogo que seguiu, por parte da menina, foi interessante. Ela foi extremamente compreensiva e carinhosa. Bem, para os jovens, não as crianças, que assistem à novela e estão descobrindo a sua sexualidade e a sua primeira vez, valeu. Pena que essas cenas acontecem muito, muito raramente. Pais: fiquem de olho no conteúdo que seus filhos assistem na TV. Pelo menos, dialogue com eles sobre o que vêem.
Tenho a impressão, às vezes, que muitos pais e ou responsáveis não conversam com seus filhos sobre sexo. Muitos ainda têm vergonha e olha que estamos em pleno século XXI, onde teoricamente não existem mais tabus.

Será?

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Liliane
Liliane
13 anos atrás

Parabéns pelo alerta. Precisamos refletir sobre os valores morais imprescindíveis à vida.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar