Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Autoavaliação

Por Marcus Tavares
Do site do Jornal O DIA

É fato: quando o ano termina, nós, professores, costumamos fazer uma autoavaliação mais profunda sobre o período. Afinal, qual foi o balanço? O saldo? Positivo ou negativo? Alcançamos nossos objetivos? Conseguimos promover o ensino e a aprendizagem? Quase sempre o fiel da balança tende a ficar para o lado positivo quando pensamos nos conteúdos, naqueles conhecimentos que apresentamos, mediamos e trabalhamos.

Mas o desafio maior, sem dúvida, são os valores, que, ao lado dos conhecimentos, são cada vez mais imprescindíveis de serem dialogados, vivenciados, experimentados e praticados na sala de aula – um microcosmo da sociedade. No complexo dia a dia em que vivemos, muitas vezes, tais valores são muito mais significativos do que os conteúdos disciplinares, de certa forma acessíveis a qualquer indivíduo com o advento das tecnologias digitais.

Praticar, vivenciar e experimentar valores como respeito, amizade, solidariedade, responsabilidade não são nada fáceis. Não gosto e não podemos rotular a geração atual – a complexidade e diversidade são tamanhas e heterogêneas – mas ela muitas vezes se apresenta na figura de jovens sabedores de seus direitos, mas descuidados de seus deveres. Talvez, isso aconteça, em parte, devido a todo um discurso de empoderamento desses adolescentes, que tudo podem e sabem. Não é bem assim. Esse empoderamento leva a uma confusão entre duas palavrinhas: autonomia e liberdade.

Certa vez li que autonomia é a liberdade comandada pela razão. Autonomia é obedecer ao mando da própria consciência, do autogoverno, sem desprender-se de uma ética, ou seja de limites, de ponderações. Em outras palavras é pensar no outro e refletir/medir as consequências, os impactos das ações.

Como instituição ainda presente e necessária, cabe à escola sistematizar e praticar tais valores. Um aprendizado que não começa e termina nela ou com ela. Pelo contrário. Mas que ganha intensidade e, sinceramente, muitas angústias. Às vezes, o sentimento é que pouco ou quase nada a escola contribuiu para esta reflexão. E, a meu ver, não que não tenha estabelecido estratégias e planejamentos, mas por um não entendimento/amadurecimento dos próprios estudantes. Coisas da idade? Pode ser. E se for, menos mal. Melhor acreditar assim para que, no próximo ano, possamos ampliar o diálogo.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar