Dever de casa: tarefa inteligente

Escola em Maripá, a 500 km de Curitiba, descobre um jeito interessante de os alunos curtirem o dever de casa.

A equipe pedagógica do Colégio Estadual Pio XII, em Maripá (PR), a mais de 500 km de Curitiba, acredita que o dever de casa é importante e deve ser uma oportunidade de consolidar os conteúdos vistos em aula. E para aqueles alunos que raramente fazem essa atividade, os professores defendem a conscientização em vez da penalização. “A equipe pedagógica da escola entra em contato com a família para que, juntos, escola e família trabalhem no sentido de conscientizar o aluno sobre a importância da lição de casa para a sua aprendizagem”, explica a diretora da instituição, Adriana Marquioro Baumann.

Na visão da professora Jussara Nowatschek, que ministra aulas de ciências no Ensino Fundamental, a motivação do aluno para realizar as tarefas de casa vem da conscientização da importância que elas têm para o processo ensino-aprendizagem. Para Jussara, que atua no magistério há 23 anos, a lição de casa retoma o conteúdo trabalhado em sala, possibilitando ao aluno a fixação e, inclusive, a autoavaliação. “Ao realizar as tarefas ele pode detectar se entendeu ou não o conteúdo”, ressalta a professora, que costuma incluir nos deveres de casa atividades como: exercícios de revisão, pesquisas, construção de pequenos instrumentos e relatórios de práticas científicas.

Na visão de Adriana, que está há 15 anos no magistério, sete dos quais na direção, é importante que o educador observe as dificuldades apresentadas pelos estudantes durante a explicação de um novo conteúdo. Desse modo, ao elaborar as atividades que farão parte da lição de casa, elas deverão abordar o necessário para a compreensão dos alunos sobre o conhecimento que se deseja transmitir.

A diretora adianta que as lições de casa elaboradas no Colégio Pio XII são bastante diversificadas. “Cada professor elabora ações diferenciadas, criando estratégias bem definidas no sentido de consolidar os conteúdos vistos em sala de aula”, destaca.

Segundo Adriana, durante as reuniões pedagógicas são desenvolvidos temas para debater o assunto, pois o professor deve criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno. “As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos. Os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas”, conta Adriana. A escola tem 600 alunos matriculados, nos três turnos, nos níveis Fundamental e Médio.

Fonte – Jornal do MEC

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marise M. Gomes
Marise M. Gomes
13 anos atrás

Esperava mais desse texto. Não acrescentou nada de novo.

Ivete
Ivete
13 anos atrás

Gostaria que vocês publicassem algum dever de casa de cada área para que pudéssemos entender como isso se dá em seu colégio.
Att,
ivete

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar