Por Arthur Pires
Diretor adjunto Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga – Bangu, Zona Oeste, Rio de Janeiro
O programa Esse Rio é Meu foi desenvolvido nos três segmentos que compõem a nossa escola: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos. O projeto começou a ser implementado na escola em maio, quando ‘apresentamos’ o Rio do Lúcio aos professores e aos alunos da unidade, trazendo informações como a localidade onde o rio passa, a extensão do mesmo entre outros dados.
O programa Esse Rio é Meu é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa. O objetivo do programa é engajar escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
Nossa primeira ação foi promover uma pesquisa mais aprofundada sobre a história do Rio do Lúcio. Isso nos permitiu conhecer mais e estabelecer um pertencimento maior de todos os professores e estudantes com o rio. A partir daí, iniciamos uma série de ações que tinha o objetivo de demonstrar a importância de se manter o Rio do Lúcio e seu entorno livres do lixo, destacando as consequências negativas de um rio sujo para a comunidade e, inclusive, para os pescadores que dependem da pesca na Baía de Guanabara como meio de renda familiar. Decidimos também intervir junto à comunidade, através de uma ação educativa de panfletagem, mostrando a importância de mantermos o lixo longe do Rio do Lúcio.
Considerando as especificidades de cada segmento de ensino, fomos estabelecendo ações e metas. Conseguimos observar que a temática do projeto foi muito importante para aproximar os alunos da pauta da preservação ambiental, uma questão presente na comunidade que eles residem. Isso, realmente, foi muito importante.
Isso sem contar o fato de o projeto ter possibilitado também propostas interdisciplinares, como na área de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental e no PEJA. Os estudantes das turmas da Educação de Jovens e Adultos foram instigados a exercer o papel de repórteres. Por meio do texto verbal e não verbal, iam escrevendo e divulgando, por meio de fotografias, o estado do Rio do Lúcio. A repercussão foi grande.
Sem dúvida, o maior resultado do programa foi os alunos (re)conhecerem o Rio do Lúcio, entenderem que aquele rio pertence a eles e a comunidade do entorno e que o mesmo deve ser cuidado e protegido. A proposta de utilizar referências da comunidade como fio condutor do projeto fez toda a diferença, fez com que os alunos reconhecessem e entendessem melhor o Esse Rio é Meu.
Brabo esse diretor