O Brasil conta agora com um espaço integrado para valorizar e apresentar o artesanato como um importante produto nacional, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros: o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab). Criado com a finalidade de atuar no reposicionamento e na qualificação do artesanato nacional, o Centro tem a missão de ampliar a comercialização das peças produzidas pelos artesãos brasileiros. Além disso, o objetivo é promover a capacitação empresarial dos artesãos e colaborar para o aprimoramento da cadeia produtiva e qualificação da atividade.
Situado em três edifícios históricos que passaram por um processo de restauração no centro do Rio de Janeiro, localizados na Praça Tiradentes, o Crab – inaugurado no dia 10 de março de 2016 e aberto ao público a partir do dia 22 de março de 2016 – atua em três eixos simultâneos: Espaço de exposição, com ênfase na diversidade regional e de tipologias; Espaço de reflexão, fomentando pesquisas, seminários, cursos e debates; e Espaço de aproximação comercial, promovendo catálogos virtuais, contatos entre empresas, artesãos e clientes.
De acordo com o Sebrae, o Centro apresenta o que há de melhor na produção artesanal brasileira, representando brasilidade, sustentabilidade, modernidade e tradições culturais. Quem visitar o centro terá a oportunidade de: admirar obras de mestres reconhecidos; adquirir artesanato contemporâneo com alto valor agregado na loja conceito; pesquisar na midiateca e ter acesso à memória regional, com criações étnicas e tradicionais que resgatam técnicas e histórias da nossa cultura; e participar de oficinas de capacitação e outras atividades nos espaços multiuso. O Centro conta também com um restaurante para servir comidas típicas e regionais.
O Crab adiciona ainda mais efervescência à cidade do Rio de Janeiro, como parte de um corredor de cultura e comércio, um espaço urbano inovador, porém com o charme dos prédios centenários, criando uma experiência contemporânea, propícia para converter o artesanato em objeto de desejo.