Respostas diferentes, às vezes antagônicas, viriam de pais, educadores e alunos, se assim fossem questionados. Para alguns, Educação seria uma forma de qualificação profissional e consequente aumento de renda. Para outros, o ensino de valores e princípios éticos.Considerando um conceito de educação ampliado, que aqui denominamos de Educação Integral Transformadora, pedimos que 39 educadores cocriassem essa definição, o que resultou no texto abaixo:
Educação
É um processo de desenvolvimento integral de todas as potencialidades do indivíduo. Requer atuação conjunta de todos os sujeitos envolvidos no ato de educar (pais, professores, comunidade etc.) e pressupõe um olhar sistêmico para o processo de aprendizagem, de maneira a propiciar a autotransformação do ser.
Para bem educar é necessário amar, ouvir, respeitar e acolher as diferenças. Juntamente ao comprometimento e responsabilidade por parte de quem educa e pelo educando. Esses aspectos permitirão que o educando possa superar suas dificuldades e a educação possa se constituir em uma ponte capaz de gerar a verdadeira liberdade.
A educação é também um processo cultural, é formar opinião, é desejo e vontade de aprender. Quando consegue gerar vínculos torna-se uma experiência capaz de nutrir. Quando, na condição de educadores, nos permitimos perceber e sentir a subjetividade que é inerente à educação e guiar os educandos pelo exemplo positivo de nosso ser e agir coerentes.
Integral
Dentro das especialidades, a Educação abrange o máximo possível as outras áreas. Envolve a diversidade, plenitude, ligações, conexões, inter-relação, consistência, totalidade, inteireza, completude, diversidade e flexibilidade, funcionamento orgânico e em rede com foco na vida. Requer presença real e significativa do educador. Contempla aspectos de ordem micro e macro dentro de um todo complexo.
Transformadora
Educação que é capaz de desabrochar o potencial da semente latente em cada educando, por meio de ciclos contínuos de transmutação, aspecto típico de seres que hospedam a Vida. É a educação que consegue produzir mudanças em atitudes, que não mudam a essência do ser, mas conseguem torná-lo melhor, alterar seu estado de consciência. Que constrói pontes que permitem o crescimento contínuo.
Educação que é libertadora, que consegue afetar o desabrochar do querer do educando para sua autotransformação. Que provoca a inquietude interna e externa do educando para o aprendizado. Que é capaz de trazer o educando junto ao processo de aprendizagem e inspira ao querer crescer e transformar-se.
*Este artigo foi cocriado por 39 educadores, no primeiro dia da pós-graduação em Educação Integral Transformadora da Associação Gente de Bem (www.gentedebem.org), realizada em parceria com a Embaixada da Finlândia (http://www.finlandia.org.br), país que têm um dos sistemas educacionais mais admirados do mundo. A Associação Gente de Bem colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
Se levássemos em conta o amor menino, que simplesmente ama. Não precisaríamos nos torturar tanto e nos estressar, porque eu penso, já fui professora de 1º (Substituía professores de currículos, algumas vezes) e 2º e 3º graus( português-francês) em todos os graus os alunos, recebem o professor esperando o melhor. Esperam que o professor é uma pessoa de bem com a vida e vai lhes fazer feliz. Esse 1º momento em qualquer encontro, eles percebem ( são saudáveis, jovens, inteligentes, mas há os desconfiados, tristes) O professor não pode esperar que a turma, seja uniforme, como eram os uniformes e perfilados como mandava o código de conduta e comportamento) O professor por sua vez, obedece toda uma burocracia, pedagógica e administrativa. Muitos alunos, melhor se permanecerem calados, nº de dias letivos, o currículo a ser desenvolvido, as avaliações, etc… a gente lê e lê tudo sobre educação: escolas, normas, diretrizes. Mas finalmente o que a gente consegue ver são os contatos, a interação, o interagir. Nesse momento o professor precisa ser criativo. O aluno, uns estão prontos a atender, outros nem tanto e outros ainda esperam a menor brecha pra bagunçar. Somos seres singulares, estamos lindando com seres singulares. Como diz a marchinha: ” vai com jeito vai, se não um dia a casa cai…. vejam o Brasil com está: manifestações raivosas, greves, truculência da polícia. O Sistema se colocou de uma tal forma estressante: trânsito, corrupção, doentes no corredores. Onde está o exemplo de educação. “Quem pode pode, quem não pode se sacode” Quem não chora não mama. As coisas mudaram. Temos outras ferramentas, recursos: internet e tudo o que ela proporciona. A tecnologia vai avançar. Ruim é sair dos métodos e didáticas obsoletos. O professor tem que ser resiliente e criativo e continuar se dedicando à educação. Mas tudo vem de cima. E lá de cima aberrações e bizarrices é que não falta. Força e coragem aos professores que estão na estrada. A nação é construída e mantida pelos professores e o povo remediado que paga seus impostos. Sem povo e sem professor, não haveria governo e nem sustentação. Mas a mais-valia como preconizou Marx fica sempre com que pode mais, com os soberanos.