Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Nádia Battella Gotlib

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP.

Fui alfabetizada pela minha mãe, professora primária, numa escola oficial da prefeitura, em São Paulo. Fui também educada em casa, pelos meus pais. A educação no campo da escola e da casa constituíram a base do que eu hoje sou. Em casa, ‘eduquei’ três filhos; fora de casa, ‘eduquei’ centenas de alunos universitários durante meus 50 anos de profissão.

Educar é acompanhar e instrumentalizar o outro no seu caminho de formação de personalidade, com base na assimilação de conhecimento, no aguçamento da visão crítica, no aperfeiçoamento da sensibilidade diante da arte. Educar é levar o outro a conhecer esse nosso mundo, defendê-lo das ameaças de destruição de bens morais, éticos e culturais. Educar é, pois, estimular uma seleção e prática de valores humanísticos: respeitar o próximo, denunciar violências, arbitrariedades, preconceitos.

Educar é criar meios para que se possa, ao descobrir o mundo, ser o que efetivamente se é, irradiando a luz do conhecimento e da arte, objetivando a prática da solidariedade com vistas à igualdade de oportunidades. E como? Mediante o exercício da liberdade, que estimula a curiosidade diante do desconhecido, o respeito à diversidade, a criatividade solta diante de horizontes possíveis e ainda inalcançados.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar