Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Uniforme

Uniforme 'dedura' aluno na rede municipal de Vitória da Conquista.



Com dados da Folha de S. Paulo e Instituto Millenium

Com o objetivo de ‘dedurar’ os alunos que matam aula, um novo uniforme vem sendo usado pelos estudantes da rede municipal de Educação de Vitória da Conquista, na Bahia. A vestimenta avisa aos pais se os seus filhos estão ou não na escola. Baseado em rádio-frequência, o uniforme funciona por meio de um minichip instalado na camiseta. De acordo com a secretaria municipal de Educação, no momento em que os alunos entram na escola, um sensor instalado na portaria detecta o chip e envia um SMS aos pais avisando sobre a entrada na instituição.

Se, em 20 minutos após o início da aula, o aluno não passar por lá, o aviso muda de tom e os pais recebem a frase: “Seu filho ainda não chegou na escola”.  Em depoimento à Folha de S. Paulo, o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, disse que a ideia é manter os pais informados sobre a frequência dos alunos.”Percebemos que muitos pais deixavam os alunos na escola, mas logo saíam correndo para o trabalho e não viam se eles entravam”, afirma.”Depois, quando chamávamos para uma reunião, eles ficavam surpresos com o número de faltas dos filhos.”

A distribuição, segundo Moraes, tem o objetivo de evitar que os alunos descubram um jeito de burlar o sistema –o que, diz ele, é praticamente “impossível” devido a um sistema de segurança do chip. Ele também diz que a tecnologia é resistente. “Pode lavar, passar e dobrar”, diz. Ao todo, o valor investido foi de R$ 1,2 milhão. A estimativa é que o sistema funcione para os primeiros 20 mil alunos em até 15 dias. A metade restante deve ser contemplada até 2013.

Para o cientista político e especialista do Instituto Millenium, Alexandre Barros, a medida é invasiva e pode causar problemas futuros para a sociedade: “É uma absoluta invasão da privacidade e uma privação da liberdade individual. Se essa moda pega, cria-se uma geração inteira que acha normal a monitoração do Estado o tempo todo, como já se vê nas ruas. Você pode me dizer que o facebook não tem privacidade, mas você tem o direito de não usá-lo. No entanto, não se pode deixar de ir a escola ou sair de casa”, afirmou.

O especialista acredita que o Estado está confundindo seu papel ao implementar o projeto: “É dever da escola entrar em contato com os pais quando há ausência contínua dos estudantes. O que está acontecendo é um controle maluco. Daqui a pouco as empresas implementam a ideia e seu chefe vai saber o minuto em que você levantou e foi ao banheiro”, ironizou.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pat
Pat
11 anos atrás

Discordo deste projeto de colocar chip na camiseta do aluno. Nós já estamos vivendo um momento social e mundial, onde não temos mais privacidade de nada. O governo decide quanto devemos ganhar, quanto devemos pagar, pois monitora nossas contas (imposto de renda) ,hoje tudo é monitorado. Mas, aposto que este, que implementou o projeto não é nem de longe educador e ou estudioso de educação. Me parece que na educação não há a menor necessidade de se ter uma filosofia ( Freinet, Piaget, etc…) Acabou agora é plano militar para as escolas. Ninguém pensou , se a escola for interessante o aluno não mata aula. E a pedagogia óh!!!!! Que Chico Anizio o diga!!!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar