Você viu essa?

Governo terá que fiscalizar volume dos comerciais.

Decisão em primeira instância da Justiça Federal de São Paulo concede ao governo federal 120 dias para regulamentar a lei 10.222, de maio de 2001, que proíbe as emissoras de televisão aumentar o volume durante os comerciais, uma das estratégias usadas para chamar a atenção da audiência.

Sancionado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o texto de 2001 dizia que o Executivo deveria criar, em até 120 dias, “os mecanismos necessários” para aplicar e fiscalizar as novas regras do setor. Em 2011, o Ministério Público Federal de São Paulo entrou com uma ação civil pública, motivada por uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo. Na ocasião, a convite do jornal, um perito judicial mediu as variações de áudio em 26 canais –abertos e pagos. Quase todos tinham propagandas mais barulhentas do que suas atrações, sobretudo canais infantis. Registrou-se, à época, diferença de até seis decibéis (aumento de quase quatro vezes no volume).

“Isso é muito proveitoso para o anunciante. Canais infantis são aqueles em que os comercias são mais altos, justamente para chamar a atenção da criança”, diz o procurador Jefferson Aparecido Dias, responsável pela ação, em entrevista ao jornal, na edição desta quinta-feira, dia 15 de março.

A lei de 2001 prevê, como punição aos canais infratores, suspensão das transmissões pelo prazo de 30 dias (e o triplo para reincidentes). A discussão agora é quem, no âmbito do governo federal, ficaria responsável pela fiscalização. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Advocacia-Geral da União (AGU) disse que só vai analisar o caso após ser intimada. Só assim tomará alguma atitude, inclusive recorrer da decisão.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma