No próximo ano, o Rio de Janeiro comemora 450 anos. Tempo de resgatar suas histórias e a relação dos moradores com a cidade através do olhar de meninos e meninas das escolas do município. Curtiu? Bem, esta é a proposta do projeto Rede Escola Rio (RER), que começa a sair do papel no dia 21 de outubro. Cerca de 200 estudantes, de 11 a 16 anos, e mais 20 professores de cinco escolas vão dar o pontapé inicial mapeando as áreas verdes de seus bairros e, ao mesmo tempo, refletindo sobre a importância do patrimônio natural da Cidade Maravilhosa.
“O Rede Escola Rio pretende ser um espaço de pensamento, desenvolvimento de ideias e criação sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus habitantes, sobre o espaço físico organizado socialmente onde vivemos e atuamos. O projeto acontece dentro das escolas municipais através de um encontro entre alunos, professores, os profissionais da Secretaria de Educação e da área do audiovisual”, explica a idealizadora do projeto, Juliana de Carvalho.
Ao todo, serão ministrados cinco módulos. Cada um dividido em três oficinas que acontecerão nas escolas que participam do projeto. Cada oficina será baseada nos livros da coleção As Cores do Rio, que desvenda a cidade por meio de suas tonalidades: verde, azul, amarelo, vermelho e branco. A coleção é composta por cinco livros: O Rio que é verde, O Rio que é azul, O Rio que é amarelo, O Rio que é vermelho e O Rio que é branco.
Neste primeiro encontro, marcado para o dia 21 de outubro, o verde é o destaque. As escolas vão receber um exemplar do livro O Rio que é verde, que vem acompanhado de um Guia de Plantio. Arquivos audiovisuais serão disponibilizados para as turmas atendidas enriquecerem suas próprias produções. Todos os professores e alunos terão acesso ainda a um material pedagógico impresso, com orientações e uma cópia do DVD de coletânea do módulo verde do RER.
“Mas vale lembrar que nos dias 17 e 19 de outubro, ou seja antes do pontapé inicial, realizamos com os professores uma oficina passeio no Campo de Santana, onde trabalhamos com os docentes os recursos das câmeras, inclusive de celular. A oficina foi conduzida pela professora e fotógrafa Monique Cabral, da Trilharte”, conta Bia Porto, coordenadora geral e pedagógica do projeto.
De acordo com o cronograma, os próximos módulos acontecerão em 2015. Inspirado no livro O Rio que é azul, o segundo módulo abordará a história da ocupação do litoral carioca, a cultura e particularidades de nossas águas. O Rio que é amarelo, terceiro módulo do RER, abordará o patrimônio material histórico da cidade do Rio. No quarto módulo, baseado no livro O Rio que é vermelho, estudantes e professores da rede pública municipal de ensino abordarão a tradição das grandes festas e eventos e os locais onde se experimenta a “energia do Rio”. Em O Rio que é branco, quinto e último módulo do Rede Escola Rio, as escolas abordarão a busca da paz dentro da sociedade carioca, sua religiosidade diversa e questões de cidadania.
Veja a relação das escolas participantes:
– Escola Municipal General Humberto de Souza Mello
– Núcleo de Arte Grécia
– Escola Municipal Rostham Pedro de Farias
– Escola Municipal Rose Klabin
– Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira