No início do século XXI, quando o atual modelo de ensino é cada vez mais questionado, o que ensinar? Como ensinar? O que deve ser prioridade no ensino das áreas de conhecimento da Educação Básica? A revistapontocom dá continuidade a série de entrevista que pretende ouvir professores de cada área de conhecimento, com o objetivo de refletir sobre o tema e fazer com que você, leitor, também participe, enviando seu comentário e opinião.
Já abordamos as áreas de História e Geografia. Desta vez, vamos falar sobre Língua Portuguesa e Matemática. Confira as observações da professora Carmen Pimentel, professora de Língua Portuguesa da Uerj, do Colégio Cruzeiro e coordenadora nacional do Proler. Com relação à Matemática, trazemos o olhar de Raul Agostino, autor de livros didáticos e professor do Ensino Fundamental e Médio dos colégios QI, A. Liessin e TTH-Barilan, no Rio de Janeiro.
Confira e participe:
– Língua Portuguesa
Carla Pimentel (clique aqui)
– Matemática
Raul Agostino (clique aqui)
– História
Keila Gringber (clique aqui)
– Geografia
Marcos Ozório (clique aqui)
Ensina-se muita coisa na escola, menos o primordial. APRENDER A APRENDER.
Os alunos não aprendem como estudar, que significa dedicar-se a atividade sistemática de de estilo reconstrutivo. Não é copiar e colar. Não é observar passivamente é questionar, é aprofundar-se no assunto. É estudar pelos livros e com os livros (usar o livro para aprender e não para fazer somente os exercícios mandados). Mas estudar requer esforço, dedicação e disciplina, e o resultado não aparece imediatamente, mas é a longo prazo. Precisamos alertar nossos alunos do perigo da superficialidade o que os deixa vulneráveis a manipulações.
Segundo Demo “Na prática, sabemos já: o aluno que aprende a pesquisar, aprende a aprender, e pode ter peso na sociedade futuramente; os outros ficarão à deriva, esperando oportunidade que eles mesmos não saberiam criar.” (Saber Pensar pag. 89).
Um Abraço,
Kátia
Os cursos de português e matemática se transformaram em cursos de advinhação.O que
vai cair na prova ( naõ vale dizer pedaço do teto da escola) ?.Esqueceram de ensinar o básico e de regras simples e claras e transformaram essas disciplinas em “se naõ ficar
quieto,eu coloco mais matéria”,para torturar os alunos.Muito conteudo,muita novidade,pouca leitura,pouca interpretação.A cada aula,um conteudo novo e um aprendizado minimo.Usa-se todo o livro e nada se ensina e nada se aprende.Felicidades