Por Marcus Tavares
Professores do Ensino Médio Inovador da Secretaria de Estado de Educação do Rio (Seeduc), que participaram do curso Por Dentro dos Meios, oferecido e idealizado pela OSCIP Planetapontocom, receberam o certificado de conclusão, no dia 20 de junho, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Rio. Cerca de 100 profissionais concluíram o módulo à distância que proporciona aos docentes uma visão crítica e atualizada sobre as articulações entre o mundo da comunicação e o trabalho educativo.
“Trata-se de uma oportunidade inovadora para que o professor elabore e fundamente as questões de comunicação no cotidiano de sua sala de aula. O curso disponibiliza instrumentos para que o professor possa planejar intervenções midiaeducativas de qualidade na escola”, destaca Silvana Gontijo, presidente do Planetapontocom.
A cerimônia de entrega contou com a presença de Luiz Carlos Becker, subsecretário de Gestão de Pessoas da Seeduc. Ao lado de sua equipe, o subsecretário anunciou que, novamente em parceria com o Planetapontocom, uma nova turma será formada. As inscrições – para os professores do Ensino Médio Inovador – já estão abertas. Os interessados têm até o dia 25 de agosto para se inscrever. Estão sendo oferecidas 500 vagas. Inscrições no site http://pdm.planetapontocom.org.br
A capacitação, via web, tem duração de nove semanas e utiliza a midiaeducação como método pedagógico. As aulas são organizadas em dois eixos temáticos, sob a ótica da mediação de conflitos e do diálogo sistêmico. No primeiro eixo, o participante estuda e aprofunda a evolução das formas de comunicar ao longo da história da humanidade, percebendo a importância de sua inclusão no trabalho de sala de aula. No segundo, conhece e discute temas específicos de midiaeducação e sua aplicabilidade no trabalho curricular. Tudo isso no ambiente interativo e de intercâmbio pedagógico do Planetapontocom.
Clique aqui e assista também a trechos da palestra de Luiz Carlos Becker e Joyce Prado, coordenadora do curso Por Dentro dos Meios.
Textos, vídeos, histórias em quadrinhos, dicas culturais, sugestões de atividades e banco de projetos também compõem o ambiente virtual. Entre as atividades programadas estão pesquisas temáticas e de campo, leitura orientada e elaboração de tarefas. No final do curso, os participantes terão que realizar um projeto midiaeducativo em suas respectivas escolas.