A pesquisa Especial Co-viewing, encomendada pela Discovery Networks à MultiFocus Inteligência de Mercado aponta que as famílias brasileiras estão mais unidas para o lazer e também para cuidar das crianças. Foram feitas 600 entrevistas com mães com filhos de 0 a 3 anos e com crianças de 4 a 6 anos, de todas as classes sociais e moradores de 12 capitais brasileiras. Entre as pautas estavam a relação dos pequenos com os diferentes membros da família, os hábitos de consumo de mídia, as alternativas e preferências de lazer familiar, os heróis e modelos para as crianças e o poder que elas exercem na decisão de compra de diferentes categorias, entre elas alimentos, vestuário, brinquedos e viagens.
O estudo revela ainda que a tarefa de educar as crianças vem sendo cada vez mais dividida entre pais e mães – os homens já participam de tarefas diárias como trocar fraldas, reuniões na escola, levar ao pediatra e assistir a vídeos na TV: 60% das mães consideram importante o hábito de assistir à TV com os filhos.
56% das mães afirmam que assistem aquilo que o filho pequeno (0-3 anos) quer enquanto 60% das crianças de 4 a 6 anos afirmam serem as donas do controle remoto. 80% dos entrevistados em todas as faixas etárias preferem desenhos animados na programação compartilhada em família.
O consumo de vídeo em outras plataformas está consolidado e também é compartilhado: 80% dos entrevistados costumam ver vídeos além da TV dos quais 50% assistem a vídeos em família. Um terço das mães divide aparelhos com telas sensíveis ao toque com seus bebês porque acreditam que isso ajuda no desenvolvimento da criança.
A complementaridade das plataformas no consumo de conteúdo fica evidente na pesquisa: 85% das mães afirmam dar credibilidade aos produtos anunciados durantes os intervalos da programação, enquanto 75% estende a busca a sites das marcas infantis.