Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

O poder da mente na campus party 2010

 

Não, não é filme de ficção científica e muito menos um truque de mágica. Você – e qualquer pessoa – já pode comandar ações à distância apenas com a força do pensamento. Pelo menos, é isso que os participantes da Campus Party 2010 poderão experimentar. Durante os sete dias da feira – que vai até o dia 31 de janeiro, em São Paulo -, a companhia de neuro-engenharia Emotiv Systems vai apresentar ao público a sua interface digital capaz de ler ordens diretas do cérebro.
 
Trata-se do Emotiv Epoc, um headset que capta os sinais neurais, os processa e realiza a transmissão dos mesmos para os mais diferentes usos: deficientes físicos podem mover suas cadeiras de rodas com o pensamento, gamers podem jogar sem joysticks, músicos podem compor sem precisar escrever, pesquisadores podem obter reações instantâneas sobre produtos ou experimentos e outras infinitas possibilidades. O produto está sendo comercializado em pequenas quantidades somente nos EUA.

O Emotiv Epoc detecta a atividade cerebral não invasiva usando eletroencefalografia (EEG), uma medida de ondas cerebrais, por meio de sensores externos ao longo do couro cabeludo, que captam as ondas elétricas em várias partes da superfície do córtex cerebral.

A empresa desenvolveu o produto com a ajuda de uma equipe multidisciplinar que incluía neurocientistas, que compreenderam o cérebro em um nível de sistemas (em vez de células individuais), e com um engenheiro de computação com especialização em aprendizagem da máquina e reconhecimento de padrão.

Sobre a Campus PartyCriada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 12 anos de existência, no maior evento mundial que integra tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, o evento entrou em processo de internacionalização e ganhou edições no Brasil, Colômbia e, a partir deste ano, no México.
 
Em sua terceira edição no Brasil, a Campus Party, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes,  se consolida como o principal ponto de encontro físico das redes sociais da internet interativa, proporcionando aos visitantes a troca livre de conteúdos, as últimas novidades tecnológicas e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital. Participam do encontro estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes amantes da tecnologia e internet.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar