Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Mistura para fortalecer a saúde

Megassaudável: novo programa da MultiRio reúne jovens, professores e especialistas para falar e tirar dúvidas sobre a saúde do adolescente.

A fórmula professores, jovens e especialistas, todos juntos para falar sobre saúde, parece que dá certo e tem tudo para alimentar discussões na sala de aula. Esta é a intenção da série Megassaudável, que acaba de estrear na programação da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (MultiRio). Com o objetivo de difundir entre os professores, alunos e suas famílias informações e dicas sobre a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos, a série tem como fio condutor a fala dos adolescentes, fruto de encontros e debates realizados com alunos do 6º ao 9º anos das escolas municipais Rugendas, em Madureira, e Orsina da Fonseca, na Tijuca.

“Embora tenhamos buscado criar um programa multifacetado, com dramaturgia, depoimentos, esquetes, especialistas, queríamos ter a fala autêntica dos adolescentes das escolas. Queríamos que eles se reconhecessem, que estabelecessem uma cumplicidade com o que se mostra e se vê nos vídeos. O trabalho com os Ginásios Experimentais Cariocas foi uma estratégia muito bem sucedida na criação e produção de uma outra série da casa. Decidimos revisitar a metodologia, dessa vez acrescentando outros elementos. A partir do trabalho do diretor Miguel Przewodowsky e dos atores Adassa Martins e Marcos Guian , surgiu então a possibilidade de trabalhar nas escolas em dois momentos: primeiro com os atores realizando esquetes que eram reencenadas com e pelos alunos e depois com uma discussão com os especialistas, onde os jovens podiam tirar dúvidas e discutir os temas levantados pelas cenas criadas pelos atores. A resposta foi excelente. A gente vê os olhos dos jovens brilhando e percebe como eram impactados pelas cenas”, explica Luiz Eduardo Ricon, assessor da Diretoria de Mídia e Educação da MultiRio.

Os atores interpretam dois adolescentes às voltas com as questões típicas da adolescência. Na pauta: as transformações físicas e emocionais, a construção da identidade adulta, os transtornos e distúrbios típicos da idade, as redes sociais e o ciberbullying, a importância do diálogo e a cultura da paz.

A série é formada por sete programas, mas somente cinco deles serão veiculados na televisão. A produção completa será enviada para as escolas sob a forma de um kit, para uso direcionado e em grupos fechados pelos professores, em projetos especiais ligados à adolescência. As unidades receberão os vídeos e materiais impressos para professores e estudantes. Com linguagem e apresentação específicas para cada público, as publicações (clique aqui e confira) complementam e aprofundam os assuntos levantados nos vídeos.

Todo o processo de produção contou com a consultoria de Albertina Duarte, mestre e doutora em Ginecologia e Ginecologia da Adolescência; Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC; Aline Bressan, gerente do Programa de Saúde Escolar da SMSDC; Sonia Eva Tucherman, médica e psicanalista; e Eloísa Grossman, médica e doutora em Saúde da Criança e da Mulher.

Megassaudável vai ao ar diariamente, às 12h30, no canal 14 da NET. Na sexta-feira, dia 23 de agosto, estreia na BandRio, às 14h. O público também pode conferir mais informações sobre o programa na fan page(www.facebook.com/megassaudavel) que traz, em pílulas, as questões abordadas nos episódios

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar