Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

MinC retoma editais voltados para a infância

Anúncio foi feito por José Batista da Silva, diretor da Diretoria de Gestão de Políticas Audiovisuais, na 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.

(fotos da mostra: Universo Produção)

Por Marcus Tavares

Ao participar da mesa O Estado brasileiro, o audiovisual e a educação em tempos de compartilhamento, realizada, no dia 14 de junho, durante a 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, o diretor da Diretoria de Gestão de Políticas Audiovisuais, da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), João Batista da Silva, anunciou algumas intenções da pasta. Entre elas: a retomada de editais para produção de curtas voltados para a infância, a exemplo dos editais Curta Criança e Curta Criança Animação, interrompidos em 2009/2010. O anúncio, segundo o diretor, será realizado, oficialmente, durante a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece de 28 de junho a 14 de julho.

Outra iniciativa envolverá estudantes que participam do programa Ciência sem fronteiras, na área da comunicação. Será incentivada a produção de pequenas obras audiovisuais realizadas pelos alunos participantes do projeto, como trabalho de conclusão do curso.

Mais um projeto é ampliar, até o ano que vem, o número de espaços de exibição de cinema. Nesta perspectiva, José Roberto da Silva disse que se o Brasil tivesse um espaço de exibição em pelo menos uma biblioteca de cada município, seria um grande avanço. “E neste sentido, estamos, cada vez mais, em conversação com o Ministério da Educação. Sempre procuramos dialogar com o MEC, já que ele está diretamente voltado para o público de crianças, adolescentes e professores”, destacou o diretor.

Com relação à importância da preservação dos materiais audiovisuais, José Roberto afirmou que é urgente, “bem como óbvio”, pensar em políticas públicas nesta direção. Segundo ele, grupos/instituições que pensam a questão da preservação, como a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), deveriam estar representados no Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual do MinC, e até mesmo do Conselho Superior de Cinema. O diretor se colocou à disposição para fazer as pontes necessárias.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar