Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Línguas em perigo de extinção

A Unesco acaba de divulgar o Atlas interativo de línguas em perigo no mundo. Elaborado por um time de 30 linguistas internacionais, o estudo revela que o Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de línguas ameaçadas de extinção. O kaixána, por exemplo, é falado por apenas uma pessoa em Japurá, no Amazonas, e o mawayana é preservado somente por dez indígenas, na fronteira com a Guiana. No contexto mundial, 2,5 mil línguas estão ameaçadas de desaparecer até o final deste século.

A Índia lidera o ranking, com 196 línguas ameaçadas, seguida pelos Estados Unidos, Brasil, Indonésia, México e China. As línguas pesquisadas foram classificadas em cinco categorias: vulnerável, em perigo, seriamente em perigo, situação crítica e extinta.

Acesse o atlas interativo e conheça mais detalhes

De acordo com o levantamento, das cerca de 6,7 mil línguas faladas no mundo, 200 já desapareceram completamente nas últimas três gerações, 538 estão na categoria de risco crítico e 199 são faladas por menos de dez pessoas.

“O desaparecimento de uma língua conduz ao desaparecimento de várias formas de patrimônio cultural e, em particular, ao legado incalculável das tradições e expressões orais da comunidade que fala a língua. Além disso, a perda dos idiomas indígenas, por exemplo, também leva ao detrimento da biodiversidade, já que as línguas veiculam numerosos conhecimentos tradicionais sobre a natureza e o universo”, destaca o diretor geral da Unesco, Koichiro Matsuura.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luana
Luana
13 anos atrás

eu queria saber quais são as línguas que estão em perigo de extinção
obrigada

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar