Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Jovens empreendedores

Estudantes da Escola Técnica Adolpho Bloch representam América Latina em feira nos EUA.

Yasmin Andrade, Felipe Pereira e Renan Bastos, alunos do curso de Empreendedorismo, da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch,  Rio de Janeiro, chegaram recentemente dos EUA. Na bagagem, muita história e a possibilidade de financiamento do projeto que criaram na escola. Ao lado do professor Francisco Fernandes Neto, eles representaram a América Latina na feira de empreendedorismo internacional Kairos Global Summit 2012, que aconteceu em fevereiro passado na bolsa de Wall Street e na sede da revista Forbes, em Nova Iorque. O grupo foi convidado para apresentar o Ecojolos, um plano de negócios para utilização de tijolos ecológicos na construção civil.

O evento, patrocinado por instituições acadêmicas americanas, contou com a presença de grandes empresas e investidores, interessados em conhecer os novos projetos de empreendedorismo mundo afora. A ONG Kairos Global Summit, que organiza a feira, busca ideias e projetos com soluções inovadoras mundiais sustentáveis e que sejam viáveis economicamente.

De acordo com os alunos, o tijolo ecológico, o Ecojolos, apresenta vantagens ambientais e econômicas em relação aos materiais usuais: “Criamos um projeto que pudesse ser solução simultaneamente para problemas sociais e ambientais. Depois de pesquisar vários empreendimentos possíveis, com utilização de energia eólica ou solar, optamos por um plano de negócios envolvendo o uso de tijolo ecológico que tem custo bem menor. O material contribui para reduzir o déficit habitacional e a degradação ambiental. Para fabricá-lo, é preciso apenas de cimento, água e prensagem, não vai ao forno. Ele é ecológico porque, sem queima de lenha, elimina-se o desmatamento e a emissão de CO2”, explica Yasmin.

Nos EUA, os alunos tiveram encontros com empresários que avaliaram o projeto, que poderá receber financiamento internacional para a implementação do negócio. “Foi muito positiva a nossa participação na Kairos. Conseguimos expor o nosso projeto na bolsa de valores de Nova York para investidores do mundo todo. Saímos de lá com uma rede de contatos preciosa que mostrou-se interessada na nossa proposta”, comemorou Yasmim. 

A Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, fundada em 1998, é uma escola voltada para a área de comunicação e tecnologia da informação. Com 1,3 mil vagas, a instituição tem nove cursos técnicos. Os alunos que idealizaram o projeto integraram a última turma do curso de Empreendedorismo da escola. A disciplina foi extinta da grade curricular das escolas técnicas do Brasil pelo Ministério da Educação, em 2008, quando houve a implantação do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos de Nível Médio. A escola Adolpho Bloch era a única na América Latina a oferecer essa formação aos jovens.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar