A Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro promoverá, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, o Fórum Livre de Direito Autoral – o domínio do comum, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Rede Universidade Nômade.
O Fórum se propõe a ampliar as discussões sobre os impasses da atual legislação sobre propriedade intelectual, buscando compatibilizar a proteção legal dos direitos com o acesso à cultura, num cenário de mudanças sociais e tecnológicas que subverte as relações tradicionais com o direito autoral.
A cultura do compartilhamento e da cópia, o uso educacional e não-comercial de filmes, livros e música, o direito de acesso aos bens culturais, a criminalização dos consumidores, as novas formas de licenciamento e de remuneração do autor e os impasses e desafios para criadores e produtores serão debatidos por teóricos, professores universitários, advogados, líderes de movimentos sociais, empresários e estudantes.
Participarão do Fórum alguns dos maiores especialistas em capitalismo contemporâneo, como o italiano Antonio Negri e o norte-americano Michael Hardt, autores de Império e Multidão.
Clique aqui e veja a programação completa