Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Exploração sexual em debate na TV

   

Um problema que atinge milhões de meninos e meninas no mundo todo, fruto da falta de fiscalização, combate ineficiente e da desinformação da sociedade, ganha destaque na televisão. A série de animação Que exploração é essa?, parceria entre o canal Futura e a ONG Childhood Brasil (WCF-Brasil), flagra situações de prostituição, abuso de poder e aliciamento de menores.

Os protagonistas, um pai caminhoneiro e seu filho adolescente, fazem uma viagem juntos em que cada parada, seja no restaurante, no hotel, na praia ou no cybercafé, revela exemplos de como a exploração pode acontecer. A trama de ficção, composta de bonecos animados, é intercalada com depoimentos de especialistas e autoridades que falam sobre a real gravidade do problema e da importância de enfrentá-lo coletivamente a partir da sensibilização da sociedade como um todo.

Camilla Gonzatto, diretora do programa, ressalta o desafio de tratar de forma lúdica um assunto tão sério: “Nosso empenho foi para que os programas não ficassem pesados e também as crianças pudessem assistir. Para criar um verdadeiro mundo de bonecos usamos algumas técnicas, como manter um enquadramento de câmera que simulasse atores reais. Pontuar momentos mais leves e divertidos, com depoimentos sérios, também foi uma forma de garantir uma narrativa adequada ao público”, destacou.

Para Flávia Garcia, da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), o problema da exploração sexual está muito ligado à dominação e ao poder. “Podemos pensar em várias situações ligadas à dominação de gênero e exclusão social. A relação desigual de poder sempre está presente”, ressalta. 

Que Exploração é essa?
Canal Futura
Sábados às 20h20
Domingo às 17h20, com reprise segundas-feiras, às 21h20

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar