Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Evento apresenta novos projetos do planetapontocom

Para comemorar o 5º aniversário do planetapontocom, foi realizada, na noite desta quarta-feira, dia 30, no Centro do Rio, uma apresentação dos novos projetos educacionais da instituição. O encontro reuniu professores, alunos, diretores de escolas, autoridades e parceiros que destacaram a importância das propostas do planetapontocom frente aos desafios da escola do início do século XXI.

veja as fotos do evento

Foram apresentados a nova versão do Por dentro dos meios, curso de formação de professores em midiaeducação que será oferecido aos docentes da Prefeitura do Rio, por meio de uma parceria com a  MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios; e a implantação do Departamento de midiaeducação no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), uma proposta pedagógica inovadora que integra o projeto curricular do núcleo ao estudo e à produção de conteúdos para e com os meios de comunicação, por meio de um trabalho colaborativo entre alunos, professores e funcionários.

Durante o evento, o público também pôde conferir o trabalho realizado pela equipe do planetapontocom na fomentação dos conselhos escolares da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu, em parceria com o Unicef. Trabalho que deu origem a cartilha Bom Conselho voltada para a capacitação dos conselheiros escolares. Exemplares do material foram enviados pelo Unicef para diversas secretarias de educação do país. O objetivo é distribuir o material após a inclusão das contribuições dos diferentes representantes.

Em primeira mão, ainda foram exibidas as primeiras telas do site infantil Turma do Planeta, que pretende chamar a atenção das crianças para questões atuais, como a preservação do meio ambiente e a importância dos valores na sociedade. Por meio de histórias e jogos interativos, a ideia é contribuir inclusive com as discussões do dia a dia da escola.

O evento contou com a presença da presidente da MultiRio, Cleide Ramos, que destacou que o curso Por dentro dos meios é o primeiro de uma série de iniciativas que a Secretaria Municipal de Educação do Rio começará a implantar com vistas a implantação da Universidade Aberta; Beatriz Pelosi da Secretaria de Estado de Educação do Rio; Luciana Phebo e Jacques Schwarzstein, representantes do escritório do Unicef no Rio, bem como Samara Wainer e Maíra pimentel, do Instituto Oi Futuro.

A diretora do NAVE, Elisabeth Gomes da Costa, e uma equipe de professores da instituição também compareceram, bem como Valéria Fagundes, coordenadora do Espaço de midiaeducacao da Escola de Referência em Ensino Médio Cícero Dias, em Recife. Valéria estava acompanhada dos alunos Mariana Gelderplom, Vitória Nascimento e Guilherme Nogueira. Os estudantes vieram ao Rio para participar da Mostra Geração, do Festival do Rio.

Um vídeo institucional contando a história do planetapontocom foi exibido durante o evento, bem como uma produção audiovisual dos alunos do NAVE -Rio. A noite terminou com o show do jornalista Maurício Menezes e do publicitário Lula Vieira. Os dois apresentaram alguns esquetes do show Lula contra o mau, em cartaz no Rio de Janeiro.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Casaes
Alexandre Casaes
14 anos atrás

Parabéns, planetapontocom e equipe! Fundamental e brilhante trabalho que de tão fecundo merece prosperar ainda mais. Fomento de informação constante e de qualidade reflete a intenção dessa galera fera, sendo uma das mais importantes ferramentas capazes de auxiliar nesse tempo de mudanças sócio-culturais, tempo de comunicações planetárias, de uma nova ordem digital, comunicacional, baseada na interação, no compartilhamento. Que a gente consiga criar modelos de educação fomentadores de compreensão, de relacionamentos e trocas cada vez mais saudáveis. O século XXI está só começando e o planetapontocom sinaliza com vigor seu desejo de colaborar nessa caminhada desafiadora. Como puderam perceber, eu também estou com vocês nessa!

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar