Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Estão abertas as inscrições para o Câmara Mirim 2014

Na nona edição do concurso, os professores terão que inscrever projetos pedagógicos e participar de curso de formação.

Já estão abertas as inscrições da 9ª edição do concurso Câmara Mirim, projeto que oportuniza a experiência de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vivenciarem a rotina de um deputado federal. Durante um dia, eles ocupam o Plenário da Câmara, em Brasília, discutem e votam em seus projetos de lei, numa verdadeira aula de cidadania e democracia. Mas, diferentemente das edições anteriores, desta vez os alunos serão selecionados a partir dos melhores projetos pedagógicos inscritos pelos professores.

De acordo com o edital, serão escolhidos seis projetos pedagógicos. Seus autores e turmas de estudantes terão vaga garantida no Câmara Mirim 2014. Antes do evento, os professores serão convidados para participar do programa “Missão Pedagógica no Parlamento”.

Para participar, basta seguir os seguintes passos:

1 – O professor interessado deverá escrever um projeto pedagógico cujo tema é o Câmara Mirim. O professor deve escrever uma proposta de experiência educativa direcionada a alunos de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o programa Câmara Mirim como referência. O período para envio dos projetos é de 17 de março a 22 de abril. No dia 13 de maio, será divulgado o resultado com os seis professores selecionados com as melhores propostas. Os demais serão classificados numa lista e serão chamados caso haja impossibilidade de alguns dos seis primeiros participarem do restante do processo.

2 – Os professores selecionados deverão se inscrever para participar do curso online “Educação para a Democracia”, organizado pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento e que acontecerá de 9 de junho a 18 de julho, com carga horária de 30 horas. O candidato do Câmara Mirim será considerado aprovado se  obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total exigido. O não cumprimento da pontuação mínima exigida implicará na perda da vaga para participação no Missão Pedagógica no Parlamento e do Câmara Mirim.

3 – Os professores irão a Brasília com todas as despesas pagas pela Câmara para participar do curso “Programa de Capacitação Missão Pedagógica no Parlamento”, cujo módulo presencial vai acontecer de 31 de agosto a 6 de setembro. Essa etapa presencial consistirá em aulas dialogadas, palestras, visitas, oficinas pedagógicas e temáticas, privilegiando a integração entre a teoria e a prática. Os selecionados do Câmara Mirim apresentarão aos demais participantes os resultados das atividades realizadas junto aos alunos e que tiveram como base as propostas pedagógicas vencedoras do concurso.

4 – De 15 de setembro a 21 de novembro, acontecerá o módulo de aplicação, período em que os professores terão a oportunidade de aperfeiçoar seus projetos pedagógicos, com apoio tutorial online. Todos os participantes que cumprirem todos os passos receberão certificado de conclusão do Programa Missão Pedagógica.

5 – No dia 30 de outubro, acontecerá o Câmara Mirim e os seis professores selecionados terão espaço garantido para trazer a Brasília até duas turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com no máximo 40 alunos cada. Essas crianças passarão pela experiência de ser deputado por um dia, discursando, discutindo e votando em projetos de lei elaborados por elas próprias. Nesse caso, a Câmara não se responsabiliza pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte, ficando a cargo de cada escola mobilizar recursos próprios ou de seu município para trazer as crianças para a sessão-mirim.

“Com todos esses passos realizados, acreditamos que, além de proporcionar aos alunos a oportunidade única de serem deputados por um dia, estaremos contribuindo para o engajamento dos professores, maiores incentivadores de nossa juventude, para a importância da democracia e da cidadania”, diz informe do Plenarinho da Câmara dos Deputados.

Clique 
aqui para ver um infográfico com o passo a passo dos professores.
Clique aqui para ler o regulamento completo da inscrição dos professores.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
michelle lourenço galdino de santana
michelle lourenço galdino de santana
9 anos atrás

eu quero ser candidata a câmara para resolver os caus do meu estado pára bota para frente é isso que quero

michelle lourenço galdino de santana
michelle lourenço galdino de santana

quero ser candidata a câmara pra defender o meu estado de pernambuco pra bota pra frente e isso que eu quero é isso que eu vou faser

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar