Cresce o percentual de professores e estudantes que fazem uso do computador e da internet nas salas de aula. O desafio agora é outro: a baixa velocidade da conexão. A internet está presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e na rede privada (99%), mas 52% das escolas públicas declararam possuir uma conexão de até 2 Mbps, enquanto este percentual é de 28% nas escolas particulares. Somente 7% das escolas públicas possuem velocidade superior a 10 Mbps, contra 14% da rede particular. Na percepção dos professores e coordenadores pedagógicos esta ainda se constitui em uma barreira para adoção das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram divulgados pela pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Confira todos os resultados/tabelas da pesquisa pelos seguintes segmentos
Professor
Estudantes
Coordenadores pedagógicos
Diretores
Escolas
O estudo mostra que, nas escolas públicas, 46% dos professores declararam utilizar computador e internet em atividades com os alunos na sala de aula – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano de 2012. “Esse dado revela como o professor percebe a importância do uso das novas tecnologias com os alunos, pois, parte deles leva seu computador pessoal para a sala de aula”, explica Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. Ainda que a sala de aula tenha crescido como local de uso do computador e da internet nas atividades com os alunos, o ambiente mais comum para o uso de computador e internet nas escolas públicas segue sendo o laboratório de informática (76%). Outro destaque está no crescimento do uso de tablets nas escolas públicas. Enquanto em 2012 apenas 2% delas possuíam esse tipo de equipamento, em 2013 esse número chegou a 11%.
“A pesquisa TIC Educação 2013 também aponta para uma crescente tendência de mobilidade nas escolas, fenômeno também observado nas empresas e nos domicílios brasileiros, por meio das pesquisas TIC Domicílios 2013 e TIC Empresas 2013”, revela Alexandre Barbosa. Essa tendência se reflete no fato de que 71% das escolas públicas possuem acesso à internet sem fio (WiFi), um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2012.
O levantamento também indicou que 96% dos professores de escolas públicas usam recursos educacionais disponíveis na internet para preparar aulas ou atividades com os alunos. Os tipos de recursos mais utilizados são imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%) e vídeos (74%). O uso de jogos chega a 42%, apresentações prontas, 41%, e programas e softwares educacionais, 39%. A quantidade de publicações de recursos educacionais por professores, ou seja, profissionais que são autores de conteúdos educacionais e que compartilham suas produções na rede, ainda é pequena. Apenas 21% dos professores de escolas públicas já publicaram na internet algum conteúdo educacional que produziram para utilizar em suas aulas ou atividades com os alunos.
A coleta de dados para a realização da quarta edição da TIC Educação aconteceu entre os meses de setembro e dezembro de 2013. Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional.