No ano de 2000, liderados pela Unesco, reunidos em Dakar, 164 países assumiram o compromisso de perseguir seis metas de Educação para Todos até 2015. Tais metas são relacionadas ao cuidado e à educação na primeira infância; educação primária universal; habilidades de jovens e adultos; alfabetização de adultos; paridade e igualdade de gênero; e qualidade da educação. Aproximando-se do prazo para alcance das metas, a Unesco solicitou aos países que produzissem um relatório nacional apresentando o que se alcançou no período (resultados) e como se alcançou (estratégias), bem como os desafios apresentados para o período pós-2015. Mais que um relatório do governo, o documento deverá constituir um relatório do país. Desse modo, a participação da sociedade civil, por meio de suas diferentes organizações, associações, entidades e indivíduos, é fundamental. O documento, que pode ser acessado abaixo, constitui uma versão preliminar da análise da situação do Brasil em relação às metas de Educação para Todos. O documento fica aberto à consulta pública até 19/06/2014. Com as críticas e sugestões da sociedade civil o documento será analisado, revisto e aprimorado, de modo que o resultado final retrate a perspectiva do Brasil sobre sua própria trajetória. Em seguida, o relatório final será encaminhado à Unesco. O Ministério da Educação aguarda com expectativa esse diálogo com a sociedade sobre os avanços e desafios da educação brasileira.
Consulte o Relatório Educação para Todos no Brasil 2000-2015
Faça suas contribuições e considerações ao Relatório Educação para Todos no Brasil 2000-2015
Mais sobre o Relatório de Monitoramento Global do Educação para Todos 2015 (pdf em inglês)