Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Diálogos para o Ensino Médio

O objetivo é nobre e necessário: provocar o diálogo sobre o Ensino Médio, possibilitando que alunos, professores, pesquisadores e a sociedade em geral troquem informações em favor da melhoria da qualidade do ensino. Esta é a proposta do portal EMdiálogo, uma iniciativa dos observatórios Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O portal passou por uma reformulação e foi reinaugurado na última quarta-feira, na sede da Faculdade de Educação da UFF. O relançamento contou com a participação de professores e especialistas na área educacional e tecnológica. E, lógico, com a presença de alunos do Ensino Médio.

Utilizando todas as ferramentas da web, o portal quer provocar o debate sobre o diálogo nas escolas e abrir espaços para que as práticas já existentes circulem e que surjam novas experiências de conversação, entendimento e busca de soluções para os graves problemas encontrados nas escolas de Ensino Médio público no Brasil.

O encontro discutiu a importância das redes sociais no ensino e o quanto as novas tecnologias também podem ser utilizadas para debater a própria escola: sua função e papel nos dias de hoje. Alunos do Ensino Médio do SESC e do Colégio Graham Bell participaram.

“Como vai sua escola? Você acha que ela está ajudando para a construção de seu futuro? Dizem que a escola de Ensino Médio precisa ter qualidade, mas o que é qualidade para você? Acreditamos que as respostas para estas e outras perguntas sairão de diálogos. E é a serviço do diálogo entre os jovens e com os jovens que as seções e conteúdos do portal estarão à disposição. Para que o diálogo possa acontecer, a informação é fundamental. É neste sentido que o portal funciona também como agência de notícias voltada para o que está acontecendo no Ensino Médio. Nossa atenção é direcionada tanto para o que ocorre nas políticas públicas e nos sistemas educacionais quanto para o dia a dia das escolas. A equipe do portal está sempre atenta à realidade do Ensino Médio no Brasil”, explica o coordenador do projeto, Paulo Carrano.

Segundo Paulo, o Portal conta agora com maior capacidade de interação com as redes sociais já utilizadas pelos estudantes do Ensino Médio, como o Orkut, o Facebook e o Twitter. “Queremos também que a notícia venha de “baixo para cima”, como se diz por aí; ou seja, o portal trabalha para o crescimento da rede de estudantes observadores das escolas. Quer ser um observador/jornalista de sua escola? Entre em contato!”, convida o portal.

Acesse www.emdialogo.uff.br

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar