Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Dia da internet segura

Veja o vídeo da campanha e participe.

Construindo juntos uma Internet melhor! Este é o tema do Dia Mundial da Internet Segura 2014, que será comemorado no dia 11 de fevereiro. Mais de 100 países estão mobilizados para participar da campanha com ações de promoção do uso responsável e seguro das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), por meio da difusão de informações, recursos pedagógicos e guias de boas práticas.

Por meio de debates presenciais e online, expressões artísticas como grafitagem – guiadas pelo tema deste ano – blitz educativas e plantão de dúvidas, as discussões sobre o tema vão estimular o jovem a refletir sobre o seu papel, indagando sobre como as informações que ele posta ou acessa na web influenciam para um ambiente mais ou menos seguro. A expectativa é reunir mais de seis mil pessoas somente nas ações presenciais.

Segundo o diretor de atendimento e prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm, o tema deste ano deixa de lado o “pânico moral”, que trata do crime e da violência, e promove a cidadania na Internet: “Mais do que nos proteger ou proteger alguém de crimes pela web, somos responsáveis pelo ambiente que frequentamos e pelo conteúdo que geramos no ambiente online. Por isso, queremos convidá-los a pensar que eles são fundamentais na prática de uso consciente da Internet e estimulá-los a trazer, com sua própria linguagem, algumas soluções, como aplicativos e campanhas sobre o tema”, revela Nejm.

O objetivo é chamar a responsabilidade do usuário a pensar bem antes de publicar e compartilhar conteúdos e na forma como expõe suas informações pessoais. Sem impor um código de conduta com o que pode ou não, o que é certo ou errado, a data será um convite para estimular a reflexão do jovem:  “eu exerço a minha cidadania? Eu realmente cuido deste espaço público que é a Internet?”.

Qualquer cidadão pode se mobilizar para participar das atividades, preparando oficinas, palestras, vídeos, espetáculos teatrais, intervenções urbanas, conteúdos educativos e de prevenção para garantir a liberdade, segurança e cidadania na rede.

Para mais informações sobre o Dia Mundial da Internet Segura 2014 acesse: http://www.diadainternetsegura.org.br.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar