Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Confira os projetos selecionados

Resultado do 1º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil sai em agosto.

Saiu a relação dos projetos que concorre ao 1º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. promovido pelo Centro de Criação da Imagem (Cecip). Das 85 propostas inscritas, seis continuam na disputa. São elas:

Escola de Comunicação da Meninada do Sertão – Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri – Nova Olinda (CE). O projeto tem como objetivo a produção coletiva de materiais educativos por meio da formação de crianças e adolescentes em gestão cultural. Através da atuação das crianças e jovens proporciona à comunidade espaços educativos para a formação de leitores, músicos, programadores de rádio, ouvintes, produtores de vídeo, desenhistas e cinéfilos.

Escuta de Crianças para construção do Plano Distrital pela Primeira Infância – Secretaria de Estado da Criança – Brasília (DF). O projeto foi realizado pela Secretaria de Estado da Criança de Brasília (DF). A partir de roda de conversas, leituras, vídeos, imagens, brincadeiras, desenhos, construção de maquete e entrevistas com 40 crianças de até 6 anos, foi construído o plano que foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal.

Escola de Ser – Centro de Orientação em Educação e Saúde (CORES) – Rio Verde (GO). O projeto foi construído pela mobilização de crianças. Sabendo que o projeto iria acabar, se organizaram para buscar uma solução e participaram desde a reforma física da escola, incluindo jardim, salas etc, até a elaboração do projeto político pedagógico. Tudo idealizado por elas e realizado com a ajuda dos educadores, parceiros e a comunidade.

Memórias do Futuro – Espaço Imaginário – Campo Grande (MS). O projeto, realizado pela instituição Espaço Imaginário, de Campo Grande (MS), pesquisa e divulga as manifestações da cultura infantil brasileira, atuando em comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e urbanas através da observação e documentação das brincadeiras e hábitos das crianças e pelo registro de relatos e memórias de adultos. Além do conteúdo produzido a ação também estimulou o convívio e a participação das crianças na vida dessas comunidades.

Projeto + Criança na Rio+20 – Fundação Xuxa Meneghel – Rio de Janeiro (RJ). O projeto se constituiu na releitura da “Carta da Terra para Crianças”, da ONU. Crianças de todas as regiões do Brasil produziram a “Carta das Crianças para a Terra”. O projeto foi desenvolvido com uma metodologia lúdica e participativa para elaborar a teia da vida local e, a partir daí, desdobrar opiniões e propostas relacionadas aos principais temas da Carta da Terra.

Ser Criança – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – Araçuaí (MG). É um projeto de ação complementar à escola, para crianças e adolescentes. Comer, plantar, cozinhar, lavar, correr, construir, dançar, cantar, sorrir, ler, pesquisar, inventar, acreditar, ser- são alguns dos muitos verbos praticados no dia-a-dia do projeto por centenas de meninos e meninas, proporcionando-lhes autoestima, socialização, aprendizagem, solidariedade, protagonismo e cidadania em espaços comunitários.

Segundo a coordenação, a partir de agora, os projetos receberão visitas técnicas com o objetivo de fazer um relatório e gravar um vídeo para instrumentalizar os jurados na avaliação final. O júri  é composto por uma comissão de crianças e dos seguintes integrantes: Adriana Friedmann (Rede Nacional Primeira Infância), Ângela Borba (Universidade Federal Fluminense), Angélica Goulart (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Antônio Gois (Jornalista Amigo da Criança – Jornal O Globo), Claudia Ceccon (Centro de Criação de Imagem Popular – Cecip), Cristina Porto (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância) e Immaculada Prieto (Unicef). Serão concedidos prêmios em dinheiro aos três primeiros colocados e três menções honrosas.A premiação será no dia 5 de agosto, no teatro do Oi Futuro de Ipanema no Rio de Janeiro.

Saiba mais em: http://www.premioparticipacaoinfantil.org.br/Home/resultado

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar