Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

ComKids: infância e audiovisual

Estão abertas as inscrições para três oficinas do encontro. Interessados têm até o dia 31 de maio para se inscrever. Vagas limitadas.

Uma boa oportunidade para quem pesquisa, produz e consome produtos audiovisuais para a infância. Estão abertas as inscrições para as oficinas que serão realizadas durante o Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano, que vai acontecer entre os dias 1º e 9 de junho, em São Paulo. Com um olhar dirigido à criatividade, a melhor compreensão da infância e às inovações sociais e culturais, as oficinas têm o objetivo de criar espaços de aprendizagem e experimentação, incentivando ideias, projetos e debates.

De acordo com a coordenação, a inscrição é gratuita. Podem participar profissionais da área de cultura, educação e mídia para a infância. Serão oferecidos três encontros. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição e enviá-la para o seguinte endereço: [email protected]. As palestras serão realizadas em inglês. Há uma capacidade limite de 50 vagas. As inscrições vão até o dia 31 de maio

Veja as oficinas:

I – Entendendo histórias: como as crianças interpretam os programas de TV
Com Maya Götz, da Alemanha
Dia 4 de junho (terça-feira), às 20 hs, no Sesc Consolação

A diretora geral do Prix Jeunesse Internacional e diretora do Instituto Central Internacional para a Juventude e Televisão Educativa vai esclarecer como se dá a percepção infantil e quais elementos de linguagem funcionam na criação de conteúdos para meninos e meninas. Serão apresentados nesse workshop alguns exemplos de programas em que as crianças compreendem histórias de modos diferentes e, muitas vezes, distantes da intenção original dos produtores e criadores. Os conteúdos analisados, próximos de experiências práticas dos profissionais, mostram equívocos típicos causados pelas diferenças entre pontos de vista de crianças e adultos. Com base nos avanços do campo da psicologia do desenvolvimento, e com foco nas diferenças culturais, os exemplos servirão para chamar a atenção dos produtores para as crianças dos mais diversos grupos etários e culturais.

II – Histórias curtas para crianças: criação e desenvolvimento
Com Jan-Willem Bult, da Holanda
Dia 5 de junho (quarta-feira), às 20h, no Senac Consolação

O desafio de produzir histórias curtas para crianças, com mensagens criativas e ritmo envolvente será o foco do workshop do diretor de criação e programação Jan-Willen Bult, da KRO Youth, televisão pública da Holanda. Premiado documentarista, criador de séries e de animação, Bult vai mostrar como desenvolver boas histórias e apresentar exemplos de conteúdos bem-sucedidos produzidos pelo mundo. Com larga experiência na criação de conteúdos para o público infantil, Jan traz suas reflexões sobre o desenvolvimento de conceitos e formatos com apoio da criatividade e da imaginação dos pequenos, e de sua forma natural e espontânea de criar novas histórias. Da mesma forma que os adultos, as crianças querem se ver refletidas na tela. O workshop vai tratar ainda o uso da linguagem audiovisual no trato com a criança, valendo-se da psicologia do desenvolvimento infantil. O poder, a narrativa e o ritmo de histórias infantis de 15 minutos serão analisados por meio de exemplos de produções holandesas e de outras nacionalidades.

III – Diálogos sobre infância e pensamento
Com Walter Kohan, do Brasil/Argentina
Dia 6 de junho (quinta-feira), às 20h, Sesc Consolação

Quem se atreve a prever o que um menino ou uma menina pode pensar? Quem se atreve a identificar a força que pode ter o pensamento de um menino ou de uma menina? Quem se atreve a dizer que, por causa da idade, eles vão pensar uma coisa e não outra? Quem são as crianças? Ou o que é a infância? Este workshop é um convite para pensar com as crianças de forma mais sensível, mais fiel a sua maneira de ver e experimentar o mundo, para estimular ideias e pensamentos como insumo para desenvolver conteúdos audiovisuais. Quem produz conteúdo infantil precisa entender a forma particular com que as crianças se relacionam com o mundo; na linguagem e no pensamento. Neste workshop, Walter Kohan, professor de Filosofia da Educação da UERJ e autor e coautor de 15 livros, propõe um mergulho no universo infantil, para a descoberta de novos conceitos que servirão de matéria-prima para os conteúdos audiovisuais.

Para mais informações: 55 11 3074-0085

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar