Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Ciclo ou seriado: uma questão de escolha

Sistema escolar de ciclos ou de séries? Afinal, qual apresenta o  melhor desempenho? Não há diferença. Os sistemas são equivalentes. Bem, pelo menos é o que afirma a tese de doutorado Análise do desempenho de alunos pertencentes às séries iniciais em escolas cicladas e não cicladas, da educadora Ivanete Bellucci Pires de Almeida, defendida este ano na Faculdade de Educação da Unicamp.

A autora analisou 110 unidades escolares públicas de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a partir de dados de proficiência em Leitura e Matemática, trabalho pedagógico do professor e nível socioeconômico das escolas avaliadas contidos do Projeto Geres 2005 – projeto de pesquisa longitudinal que focaliza a aprendizagem nas primeiras fases do Ensino Fundamental para estudar os fatores escolares e sócio-familiares que incidem sobre o desempenho escolar. A pesquisa envolveu 416 professores e 12.678 alunos do Ensino Fundamental das três cidades, sendo 10.201 de escolas cicladas e 2.477 de não-cicladas.

Em entrevista ao jornal da Unicamp, a educadora Ivanete destaca que o desempenho do aluno é altamente influenciado por três características dos professores avaliados: a participação ativa do educador na concepção do projeto pedagógico da escola; a manutenção do professor na escola por mais de três anos; e a experiência de mais de três anos do professor em uma determinada série.

Para chegar aos resultados de desempenho, Ivanete realizou três tomadas. A primeira, em março de 2005, foi a fase diagnóstica com aplicação de provas para conhecer as condições das crianças que iniciavam no sistema escolar. A segunda, em novembro de 2005, revelou o processo de aprendizagem que foi desenvolvido em cada escola durante o ano. E em novembro de 2006 aconteceu a avaliação dos resultados obtidos no período pesquisado.

Clique aqui e saiba mais sobre a tese

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar