Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Campus Party Brasil 2009

Evento mundial sobre internet reuniu mais de seis mil pessoas em São Paulo. Além de oferecer muita diversão, o encontro debateu questões atuais e polêmicas

A história da internet, as possibilidades dos celulares e o lugar das lan houses no processo de inclusão social foram alguns dos temas debatidos no Campus Party 2009, um evento mundial que integra tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede, que aconteceu na última semana (19 a 25 de janeiro), em São Paulo. A segunda edição do encontro, no Brasil, reuniu cerca de 6.500 pessoas, que se mudaram com computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde ficaram conectados a uma rede superveloz, participando de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Internet – Um dos destaques foi justamente a palestra de Tim Berners-Lee, considerado o ‘pai da internet’, inventor da World Wide Web, do protocolo Hiper Text Transfer Protocol (HTTP) e da linguagem Hyper Text Markup Language (HTML). Lee falou sobre a criação da internet, a transição da web 2.0 para a web semântica, também chamada de web 3.0, sobre a necessidade de termos um ambiente virtual colaborativo em browsers abertos e da internet em celulares.
Assista à palestra

Celular – Wagner Merije Rodrigues Araújo, do projeto MVMOB, e Cazé Pecini e Rodolgo Sikora, do Gengibre, apresentaram propostas voltadas para a telefonia móvel.  O primeiro tem o objetivo de promover o uso do celular e de seus recursos (foto, vídeo e áudio) como ferramenta pedagógica na escola. “Lógico que enfrentamos resistência, afinal existe uma falta de conhecimento por parte de muitos educadores e o celular já causou muitos problemas dentro das salas de aula. Mas estamos evoluindo muito, já que o celular é muito mais popular hoje do que o computador”, avalia Wagner. O segundo projeto permite que qualquer usuário envie, para a web, via celular, uma mensagem de voz.
Saiba mais

Lan houses – Nelson Fujimoto, assessor especial do Gabinete da Presidência da República, e Luiz Fernando Marrey Moncau, advogado e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, conversaram sobre a grande disseminação das lan houses. Na pauta: a legislação para esse tipo de empreendimento e a necessidade de reconhecimento, tanto por parte do governo quanto por parte da população, do grande poder de inclusão digital e cultural que as lans estão assumindo. “A lan house é uma importante ferramenta para acesso à cultura e está revolucionando a inclusão e alfabetização digital”, comentou Moncau.
Saiba mais

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcela
6 anos atrás

gostaria de saber se este evento acontece todos os anos… gostaria de saber sobre ele antes 🙁

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar