Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Brasil é sede global do Dia Mundial do Meio Ambiente

Confira a edição especial da revistapontocom sobre meio ambiente.

Do plenário do Senado Federal às ruas do Rio de Janeiro, o Brasil é sede global do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece, há 40 anos, em 5 de junho. Com o tema “Economia verde: ela te inclui?”, a data pretende engajar pessoas em todo o planeta em milhares de atividades ambientais. A escolha do Brasil não é sem razão. Aproximadamente uma semana após o Dia Mundial do Meio Ambiente, o país receberá governantes de todo o mundo para a Rio+20, evento internacional que será realizado de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro. O encontro terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza.

Clique abaixo e leia mais:
Releia a entrevista concedida pelo professor José Augusto Pádua, da UFRJ
Conheça o Game Change Rio
Responda: que tipo de jovem você é em relação à sustentabilidade?
Afinal, o que é educação ambiental?

Na corrida para a Rio+20, o Dia Mundial do Meio Ambiente vai promover o papel ativo de comunidades em todo o mundo na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono. Da Argélia a Auckland, cerca de oito mil atividades agendadas para o dia 5 de junho já foram cadastradas no site www.unep.org/wed.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), órgão da ONU,  também lança, no dia 6 de junho, o Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5). Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, o GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. Na rota até a Rio+20, o GEO-5 vai avaliar o estado do meio ambiente global e acompanhar o progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de junho – celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio Presidencial, às 11 horas, no Palácio do Planalto, Brasília.
A Presidenta Dilma Rousseff vai apresentar um pacote nacional de medidas ambientais para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma sessão especial da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 acontecerá logo em seguida ao anúncio.

Dia 6 de junho – lançamento mundial do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) do PNUMA.Coletiva de Imprensa e Painel de Discussões, das 10h30 às 12h45, Palácio Itamaraty, Centro, Rio de Janeiro.
O GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. O estudo, que será lançado oficialmente no Rio de Janeiro, fornece uma análise aprofundada sobre o estado ambiental global e inclui contribuições de aproximadamente 300 especialistas de todo o mundo. O GEO-5 também vai revelar o nosso progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade. Lançamentos paralelos acontecerão em diversas localidades ao redor do globo. Para mais informações sobre o GEO-5, acesse: www.unep.org/geo

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar