Por Marcus Tavares
Boa notícia para as crianças. Estreia no dia 15 de junho mais um canal de TV por assinatura voltado para a garotada. Desta vez é o Gloob, da Globosat, cuja direção ficará a cargo de Paulo Marinho. O objetivo “é levar ao ar valores importantes, como amizade, companheirismo, não violência, coragem e respeito às diferenças. Sempre com muito humor, aventura, imaginação e alegria”. Quem afirma é Luciane Neno, gerente de marketing do Gloob, que conversou por e-mail, esta semana, com a revistapontocom.
Acompanhe:
revistapontocom – Qual é o objetivo do canal e o público-alvo?
Luciane Neno – O Gloob é voltado para crianças que estão saindo da idade pré-escolar. Nosso objetivo é levar ao ar valores importantes, como amizade, companheirismo, não violência, coragem e respeito às diferenças. Sempre com muito humor, aventura, imaginação e alegria. Seremos um canal onde a imaginação se conecta com a vida real e a curiosidade será um convite ao saber.
revistapontocom – Trata-se de um canal comercial dentro da lógica do mercado de TV por assinatura que cresce a cada dia. Mas há alguma outra intencionalidade?
Luciane Neno – Queremos oferecer diversão com responsabilidade. Entreter e celebrar a infância dentro de um universo inspirador e criativo, tendo a criança sempre como protagonista do canal e das outras plataformas onde atuaremos.
revistapontocom – O canal será gratuito para os pacotes mínimos das TVs por assinatura?
Luciane Neno – Ainda estamos fechando os acordos com as operadoras.
revistapontocom – Hoje, temos a TV Ratibum, que só veicula produção nacional, e os canais estrangeiros, oferecendo uma diversificada programação internacional, com algumas/poucas produções nacionais. Em que lugar ficará o Gloob?
Luciane Neno – Teremos conteúdo nacional e internacional na grade. Queremos contar boas histórias. Estamos apostando na brasilidade ao programar e produzir conteúdo, com o olhar nos hábitos e rotinas das nossas crianças. Fizemos uma seleção criteriosa na busca de conteúdo internacional, alinhado aos valores do canal.
revistapontocom – O Gloob vai investir em que gênero?
Luciane Neno – A nossa intenção é oferecer um mix formado por séries de animação e dramaturgia, além de interprogramas.
[A coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, publicou em sua edição de quinta-feira, dia 15 de março, uma nota afirmando que o novo canal está preparando a sua primeira série em dramaturgia, em parceria com a Conspiração Filmes. Trata-se da série D.P.A – Detetives do Prédio Azul. “A série, de 26 episódios, traz três amigos – Mila, Tom e Capim – que se aventuram desvendando os mistérios do prédio em que moram. Os personagens serã interpretados por atores com idades entre 9 e 11 anos. A roteirista é Flávia Lins e Silva, autora de vários livors infantojuvenis”, informa a coluna.]
revistapontocom – Haverá co-produções para atender já a nova lei de TV por assinatura?
Luciane Neno – A realização de programas nacionais com produtoras independentes é prática da Globosat há tempos. E o Gloob já vai nascer com este mesmo DNA. Buscamos projetos de qualidade e que tenham possibilidades de serem adaptados a outras plataformas.
revistapontocom – Haverá algum projeto junto às escolas?
Luciane Neno – Ainda em estudo.
revistapontocom – Como o canal vai lidar com a publicidade infantil?
Luciane Neno – Vamos garantir o cumprimento da publicidade responsável, seguindo as restrições de publicidade do segmento infantil.
revistapontocom – Haverá algum personagem tema do canal? Algum mascote?
Luciane Neno – Os personagens do canal são as nossas crianças.