Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Vamos aprender com a MPB?

Projeto: Vamos aprender com a MPB?
Responsável: Adriana Rodrigues
Instituição: Centro Municipal de Educação Infantil Vovô Zezinho
Localização: Salvador, Bahia

A música popular brasileira resgata o interesse pela cultura em crianças de uma escola da periferia de Salvador. Meninas e meninos de cinco e seis anos cursam a educação infantil, mas já sabem de cor canções de Guilherme Arantes, Marisa Monte e Ivan Lins. Conseqüência do projeto da professora Adriana Rodrigues, uma das ganhadoras da edição deste ano do prêmio Professores do Brasil, instituído pelo Ministério da Educação.

A professora de Salvador conta que a idéia do projeto Vamos Aprender com a MPB? surgiu há muito tempo, bem antes de ela lecionar no Centro Municipal de Educação Infantil Vovô Zezinho. “Dei aulas em escola particular por 10 anos e percebi que as crianças tinham bastante contato com assuntos culturais. Quando vim para a rede pública, há três anos, vi uma realidade diferente. Nem cantigas de roda elas sabiam”, lembra.

A partir daí, Adriana começou a pensar em uma maneira de aliar a arte à educação para despertar o interesse das crianças do bairro Arenoso, onde fica a escola. A professora fez uma seleção de músicas e, primeiro, trabalhou a sensibilização dos alunos. Ou seja, tocava a música em sala e ficava atenta às reações. “Achei que não fossem gostar tanto, mas me surpreendi. Todos começavam a dançar, pediam para tocar de novo”, diz.

Adriana passou, então, a ensinar as letras das músicas, por meio de textos. “Embora a turma fosse anterior à alfabetização, os textinhos ajudavam na aquisição da leitura e da escrita. Hoje, alguns alunos já praticamente conseguem ler sozinhos”, conta.

Tarde em Itapoã, de Toquinho e Vinícius de Moraes, foi a canção que as crianças mais gostaram, de acordo com Adriana. “Mesmo em outras atividades, nas brincadeiras ou em passeios da escola, eles ficavam cantando a música. Um dia, cantaram no ônibus durante um passeio e até o motorista se surpreendeu.”

Não só em leitura e escrita, mas em matemática, natureza e sociedade, a professora usa a música para ensinar. O projeto culminou com uma visita ao Teatro Castro Alves. Lá, os alunos conheceram a orquestra sinfônica. “O mais importante desse projeto é mostrar que na escola pública também podemos fazer um trabalho diferente. Todos podem e devem ter acesso à cultura”, destaca Adriana.

Contato
Centro Municipal de Educação Infantil Creche Vovô Zezinho
Rua do Comércio, s/n, Salvador, Bahia
Telefone (71) 3611-7353

Fonte – Portal do MEC

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar