Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Sinal verde para um novo caminho

Ao centro, a menina Cristiele. Foto de Edson Frankowiak

Caminhão de sonhos é o título do poema de Cristiele Noronha, de 12 anos, que ficou em primeiro lugar (categoria poesia) no IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, que tem o objetivo de promover a conscientização das crianças e jovens de todo o país sobre o tema. No próximo dia 26, a menina, de Barra Velha, Santa Catarina, estará em Brasília para receber o prêmio de R$ 5 mil.

Confira a poesia premiada:

Caminhão de sonhos
Cristieli Noronha

 
Sonhei que era um caminhão
Que transportava educação
Sempre estacionava direito
E nunca entrava na contramão
 
A buzina era de utilidade
E não sinal de vaidade
Eu sempre respeitava os pedestres
E os limites de velocidade
 
Ia seguindo meu caminho
Com cargas para entregar
Meu combustível é o carinho
Que distribuo sem parar
 
O nome da transportadora
Se chamava felicidade
E cada vez que eu abastecia
Tornava melhor a cidade
 
O trânsito não era problema
Pois todos seguiam as leis
E quem as desrespeitava
Ia pra autoescola outra vez
 
Sei que um sonho se acaba
E em caminhão não vou me transformar
Mas já sei que de carona
As regras do trânsito eu posso levar.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Lima
Vinicius Lima
14 anos atrás

Parabéns! Você com sutileza e coração soube demonstrar por meio de lindas palavras o quanto é importante valorizarmos a vida daqueles que estão na direção quanto aqueles que possam ser vítimas da irresponsabilidade dos mesmos! A sua sensibilidade e demonstração com muita clareza da responsabilidade de quem dirige é sem dúvida fundamental para que se entenda que precisamos de muito pouco para evitarmos tragédias no trânsito. Mais uma vez parabéns!!!!!
Professor de ciências
Marcus Lima

Eliane Maria
Eliane Maria
14 anos atrás

É bom, ver que existe muita gente competente, para fazer a diferença, num futuro próximo. Parabéns, Cristieli, por ter conseguido expor com palavras simples, grandiosa mensagem, com tamanha sensibilidade. Sensibilidade esta, que espero que o imposto de renda, tenha com você, ao lhe transferir o prêmio que foi estipulado, neste concurso. Fica a pergunta para vocês que farão a diferença, alguns anos a frente. Renda seria tudo que acumulamos de bens e valores? Então por que exceções na hora da declaração, para ALGUNS privilegiados? Cristieli, conto com você, para que a idéia de um compromisso democrático, não fique apenas em sua bela poesia. “Que não seja APENAS sonho: Direito e deveres, comuns para todos!”
Mil beijinhos.

Maria do Carmo Procaci
Maria do Carmo Procaci
14 anos atrás

Parabéns, Cristieli! Sua poesia está regada de valores e só quem fala com o coração pode ententer o seu recado. Desejo-lhe muitas felicidades, sucesso em seu caminho e que esta etapa vitoriosa seja só o começo para outras belas conquistas que vc terá em sua vida. Sinto que seu futuro já está sendo brilhante. Estou torcendo muito por você. E desejo,se for possível, que me dê notícias suas. Sou professora de Língua Portuguesa e fico muito feliz quando vejo notícias assim e pessoas como você fazendo a diferença. E corra sempre atrás de seus SONHOS.Você alcançará o que deseja com determinação, vontade e atitude.
Um grande beijo e um abraço bem apertado.
Maria do Carmo Procaci

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar