Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Mais uma hora na escola. O que você acha?

MEC quer aumentar a jornada diária das escolas públicas e privadas da Educação Básica. De quatro para cinco horas.

Dirigentes do Ministério da Educação acertaram o diálogo e vão propor ao Congresso Nacional o aumento da carga horária de aulas nas escolas das redes pública e privada de Ensino Básico. O objetivo é aumentar a carga horária diária e não os dias letivos, que continuarão no total de 200. A ideia é adicionar uma hora na jornada diária, que passaria de quatro para cinco horas. A decisão foi anunciada esta semana pela secretária de Educação Básica do ministério, Maria do Pilar Lacerda. O prazo para que as escolas se adaptem, caso a medida seja aprovada, será de quatro anos. Segundo MEC, aumentar o tempo que os alunos ficam dentro da sala de aula pode ajudar a reduzir a desigualdade na Educação, e melhorar a educação em até 44%.

leitor da revistapontocom – o que você acha da proposta? comente.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sonia
sonia
12 anos atrás

Até quando a nossa Constituição, que assevera a educação em tempo integral, vai ser desrespeitada pelo próprio Governo federal? E até quando o próprio MEC vai se portar à margem da Constituição?
QUE PAÍS É ESSE????????

Mayk José da Silva Filho
12 anos atrás

Sou aluno de ensino médio do C.E. José Leite Lopes – CEJLL/NAVE, onde estudo em horário integral, e esta escola esta bem colocada nas avaliações do estado em relação aos outros colégios estaduais de ensino médio, como por exemplo, a colocação no SAERJ, onde estamos entre os Primeiros colocados.
Concordo plenamente com essa hora que irá ser acrescentada, mas acho que seria melhor se as escolas fossem em horário Integral, para que os professores pudessem se aprofundar mais nos conteúdos de cada matéria escolar.

Neiva Silva
Neiva Silva
12 anos atrás

Eu também estudei em escola pública e os 180 dias eram suficientes para aprendermos todos os conteúdos e para darmos demonstrações da educação recebida por nossos PAIS. Infelizmente essa realidade mudou. As famílias não são mais as mesmas, e a falta de estrutura familiar vem se refletindo nos resultados alcançados com nossos alunos. Portanto, meus amigos, se esse aumento de carga horária for usado para que os alunos com dificuldades de aprendizagem recebam uma atenção especial como por exemplo: orientação educacional, atendimento psicológico, oficinas profissionalizantes, orientação vocacional ou reforço escolar eu acho muito válido.

rosana leite
rosana leite
12 anos atrás

Manter os alunos mais tempo na escola é muito importante, porém mais importante ainda é subsidiar o professor a fim de promover atividades que realmente colaborem para o bom desempenho dos alunos.

rosana leite
rosana leite
12 anos atrás

Manter os alunos mais tempo na escola é muito importante, porém mais importante ainda é subsidiar o professor a fim de promover atividades que realmente colaborem para o bom desempenho dos alunos.Manter o professor motivado, principalmente em relação ao salário e a sua qualificação é dignificar a categoria , que tanto merecemos.

Lucelia Nunes
Lucelia Nunes
12 anos atrás

Lucelia Nunes dos Santos Silva

Como professora acho que lugar de criança é na escola, porém, uma escola de qualidade,
e, não de quantidade. Será que a escola pública está preparada para esta sobre carga?
Uma escola atrativa, com oficinas, esportes, aulas de reforço, refeição de qualidade,
pessoal de apóio especializado, com o quadro de professores completo, essa é a ESCOLA dos meus sonhos!

Maria de Lourdes
Maria de Lourdes
12 anos atrás

Eu, professora de Educação Física acho esta medida valida, porém se faz necessário dar melhores condições as escolas em especial a pública tais como:
Apoio psicologico, apoio social, e de saúde aos alunos e principalmente, seus familiares, pois nós professores nos encontramos de mãos atadas perante a realidade das crianças em especial as que se encontram em áreas menos favorecidas da sociedade, nos deparamos com situações as quais á
escola por si só não resolve.
Não se trata apenas do ensino em si, mas principalmente do meio BIOPSICOSOCIAL em que se encontra a realidade do cidadão de hoje e consequentemente nossos alunos.

Angelimar Pessanha
Angelimar Pessanha
12 anos atrás

Pergunto-me se a Educação Brasileira precisa de quantidade ou qualidade… Estudei em escolas públicas quando tínhamos 180 dias letivos e sinceramente, houve um Educação de Qualidade, bem diferente do que visualizamos hoje, com os 200 dias letivos.

Neilce
Neilce
12 anos atrás

Não acho válida esta medida, pois a passagem automática é o início de todo o caos na educação.

Tatiana Paz
Tatiana Paz
12 anos atrás

Eu pergunto: ocupar mais uma hora com quais tipos de atividades?

Maria Cristina Taveira
12 anos atrás

Eu, professora, acho válida esta medida que é embasada em pesquisas e não uma decisão leviana. Foi muito bom o ministro ter preferido esta opção a aumentar o número de dias letivos, principalmente por ela ter sido tomada levando em conta a opinião de um comitê, de forma democrática. Mas ainda desejo que o ensino no Brasil seja em horário integral.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar