Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Science Film Festival 2020 exibe filmes que abordam os objetivos de desenvolvimento sustentável

A segunda edição do SFF no país vai exibir pela internet 14 vídeos internacionais sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, inovação e energias limpas

Foto Capa: Dino Dana, o filme/Divulgação SFF Internacional

O Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual, traz uma seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral, que podem ser assistidos gratuitamente até o dia 18 de dezembro. Neste ano, foram inscritos 161 filmes de 34 países. Destes, 92 foram selecionados para exibição internacional e concorrerão a seis prêmios que serão anunciados em janeiro de 2021.

Em sua segunda edição, o festival, promovido pelo Goethe Institut em parceria com o Midiativa, traz como tema deste ano os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, sendo destinados a crianças e adolescentes.

Com diferentes temáticas, os filmes abordam questões que duramente afetam o planeta, hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. Além disso, o SFF também fornece materiais didáticos que relacionam os vídeos com cada uma das ODSs, trabalho realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Um dos destaques é Dino Dana, o filme. Inédito no Brasil, o longa-metragem de ficção canadense conta a história de Dana, menina de 10 anos que parte em um experimento para encontrar crianças dinossauros no mundo real.

Entre os filmes exibidos, estão produções como Experimenta – a ciência das crianças’, que mostra a aventura de Yilesca e Manuel ao acompanhar um eclipse total do sol ao lado de Alvaro Rojas, astrônomo chileno; Meu robô e eu, que acompanha estudantes de todo o planeta na Olimpíada Mundial de Robôs, na Tailândia; e Nove e meio Repórter: sextas-feiras para o futuro, documentário que conta o que há por trás do protesto de crianças e jovens europeus pelas mudanças climáticas.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, outros países também optaram por exibir os filmes apenas virtualmente ou em salas de exibição adequadas às medidas de distanciamento. Para saber mais sobre os vídeos, suas sinopses, assistir os trailers dos filmes e baixar os materiais didáticos ligados às ODSs, visite o site do evento.

Me & My Robot. Foto Divulgação SFF Internacional

Como se conectar e assistir

Os vídeos serão disponibilizados gratuitamente e de forma livre, sem horário marcado, na plataforma Vimeo. O acesso é gratuito, porém é preciso que os interessados se inscrevam no SFF para receber as informações de como ingressar na plataforma, que é controlada.

No conteúdo de cada filme, o festival disponibiliza um guia didático de acompanhamento que pode ser usado por pais e professores que tenham interesse que seus filhos ou estudantes conheçam mais sobre esses assuntos tão estratégicos para o mundo atual. Ou seja, neste momento de isolamento, o SFF apresenta em vídeo questões científicas de forma acessível para um público amplo, demonstrando que a ciência pode ser divertida.

Os conteúdos também podem ser exibidos por educadores e mediadores culturais em sessões educacionais, mediante o uso de suas senhas de acesso obtidas na inscrição.

A edição brasileira do Science Film Festival conta também com três lives formativas que têm como o objetivo de debater a relação entre educação, ciência, sustentabilidade e produção audiovisual. (para acessar, clique aqui).

Desde sua primeira edição em 2005, o Science Film Festival já contabilizou 1,2 milhão de espectadores em mais de 20 países da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.

Serviço
Evento: Science Film Festival Brasil 2020;
Data: até 18 de dezembro;
Informações e acesso aos vídeos, clique aqui.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar