A pergunta é muito importante: como as escolas,?docentes e redes de ensino têm utilizado as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)? O que é preciso melhorar no processo de seleção e aquisição as obras? A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da?Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e?da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD), está desenvolvendo uma pesquisa sobre o PNLD que utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional. Neste sentido, os docentes da rede pública estão convidados a responder um questionário.
A iniciativa busca, ainda, entender como os livros do programa são incorporados às práticas pedagógicas diárias; explorar a importância das obras na promoção de uma educação de qualidade; e analisar o impacto dos livros no processo de ensino-aprendizagem. Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Outras ações serão realizadas em 2025 para o aprimoramento da pesquisa.
Os gestores escolares já receberam uma mensagem de e-mail com o link para encaminhá-lo às suas equipes, mas o endereço eletrônico também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e pelo QR Code abaixo. A consulta termina no dia 14 de novembro.