Não ficção para as crianças

Do site da ComKids

A diversidade de histórias e realidades infantis e o desafio de criar produções audiovisuais para crianças e jovens que tratem dessas realidades, dos fatos da vida e do mundo baseados nos olhares das crianças e adolescentes são temas do comKids não ficção, no dia 23 de setembro, em São Paulo. O evento terá um dia de programação com debates, mostra e uma Masterclass com Kez Margrie (Inglaterra), produtora-executiva do CBBC (o canal infantil da rede britânica BBC) e de produções como a série My life.

Além da participação de Kez, temos, nas mesas de conversa, confirmada a presença de profissionais como Gabriela Romeu (Projeto infâncias), Mauro D’Addio (Hora Mágica Produções), Ana Pacheco (3 tabela Filmes), Nayana Brettas (Criança Fala) e Tayla Nicoletti e Inês Figueiró (TV Cambridge).

Durante o dia inteiro teremos exibições de conteúdos de referência na área da produção de não ficção feita para e com o público infantil, contando com depoimentos em vídeo feitos especialmente para o evento por profissionais como Karolina Villarraga (Colômbia, diretora do projeto Migrópolis), Claudia Patricia González (Colômbia, La Lleva) e Paula Gomez Vera (Chile, ¿Cón que sueñas?).

Produtores, criadores e outros interessados no tema podem ser inscrever gratuitamente pelo site do comKids a partir de segunda-feira (29 de agosto). O evento é uma realização do Midiativa e do Goethe-Institut São Paulo, em parceria com a Singular Mídia & Conteúdo.

Programação

O seminário faz uma reflexão sobre a percepção infantil da realidade e sua relação com a imaginação, os afetos e o imaginário. Em compromisso com mediações sensíveis que apoiem as crianças na construção do seu repertório e sentido de sua experiência e estar no mundo, o comKids cria um espaço para discutir formas de diálogos e representações dos vários modos de ser criança. Entre os convidados das mesas estão especialistas e produtores que vêm criando novos formatos e linguagens de produções de não-ficção para o público infantojuvenil no cinema, na TV e na literatura.

Inspirado no debate sobre o que é realidade e verdade dentro da não ficção no audiovisual, o comKids acrescenta à pergunta: o que é realidade para criança e qual sua relação com o universo e linguagens infantis? Como o audiovisual pode apoiar o constante exercício da expressão infantil? Como pode trazer a representação de infâncias e realidades diversas? Como os formatos de não ficção podem potencializar o protagonismo e intervenção poética das crianças na realidade?

A mostra audiovisual vai ilustrar bons exemplos nessas reflexões, com a exibição de séries de TV, documentários, reportagens, noticiários e outros formatos de não ficção criados ao longo das últimas décadas em vários países. A programação terá ainda como convidada a premiada produtora-executiva de não ficção do CBBC. Kez Margrie vai fazer uma masterclass para produtores e criadores interessados no tema.

Ao enfocar as histórias infantis, o comKids não ficção pretende abrir o diálogo sobre as fronteiras entre realidade/ficção e realidade/imaginação e imaginário infantil, limiares tão íntimos à perspectiva infantil e inspirar novos projetos de não ficção para crianças.

O comKids não ficção conta com o apoio da SPCine, da Roquette Pinto Comunicação Educativa e da Brazilian TV Producers, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Inscrição
Para fazer a inscrição, clique aqui. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Serviço
comKids não ficção – Debates, mostra e masterclass
Data: 23.09.16 (sexta-feira), das 9h às 18H30
Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP
Inscrições: de 29/08 a 22/09, link para formulário .
Público-alvo: Produtores e estudantes de audiovisual, representantes de canais de televisão e profissionais das áreas cultural e educativa em geral (escritores, artistas, fotógrafos, game-designers, ilustradores, educadores, agentes culturais e sociais).
Capacidade: 160 pessoas

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma