Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Não ficção para as crianças

Do site da ComKids

A diversidade de histórias e realidades infantis e o desafio de criar produções audiovisuais para crianças e jovens que tratem dessas realidades, dos fatos da vida e do mundo baseados nos olhares das crianças e adolescentes são temas do comKids não ficção, no dia 23 de setembro, em São Paulo. O evento terá um dia de programação com debates, mostra e uma Masterclass com Kez Margrie (Inglaterra), produtora-executiva do CBBC (o canal infantil da rede britânica BBC) e de produções como a série My life.

Além da participação de Kez, temos, nas mesas de conversa, confirmada a presença de profissionais como Gabriela Romeu (Projeto infâncias), Mauro D’Addio (Hora Mágica Produções), Ana Pacheco (3 tabela Filmes), Nayana Brettas (Criança Fala) e Tayla Nicoletti e Inês Figueiró (TV Cambridge).

Durante o dia inteiro teremos exibições de conteúdos de referência na área da produção de não ficção feita para e com o público infantil, contando com depoimentos em vídeo feitos especialmente para o evento por profissionais como Karolina Villarraga (Colômbia, diretora do projeto Migrópolis), Claudia Patricia González (Colômbia, La Lleva) e Paula Gomez Vera (Chile, ¿Cón que sueñas?).

Produtores, criadores e outros interessados no tema podem ser inscrever gratuitamente pelo site do comKids a partir de segunda-feira (29 de agosto). O evento é uma realização do Midiativa e do Goethe-Institut São Paulo, em parceria com a Singular Mídia & Conteúdo.

Programação

O seminário faz uma reflexão sobre a percepção infantil da realidade e sua relação com a imaginação, os afetos e o imaginário. Em compromisso com mediações sensíveis que apoiem as crianças na construção do seu repertório e sentido de sua experiência e estar no mundo, o comKids cria um espaço para discutir formas de diálogos e representações dos vários modos de ser criança. Entre os convidados das mesas estão especialistas e produtores que vêm criando novos formatos e linguagens de produções de não-ficção para o público infantojuvenil no cinema, na TV e na literatura.

Inspirado no debate sobre o que é realidade e verdade dentro da não ficção no audiovisual, o comKids acrescenta à pergunta: o que é realidade para criança e qual sua relação com o universo e linguagens infantis? Como o audiovisual pode apoiar o constante exercício da expressão infantil? Como pode trazer a representação de infâncias e realidades diversas? Como os formatos de não ficção podem potencializar o protagonismo e intervenção poética das crianças na realidade?

A mostra audiovisual vai ilustrar bons exemplos nessas reflexões, com a exibição de séries de TV, documentários, reportagens, noticiários e outros formatos de não ficção criados ao longo das últimas décadas em vários países. A programação terá ainda como convidada a premiada produtora-executiva de não ficção do CBBC. Kez Margrie vai fazer uma masterclass para produtores e criadores interessados no tema.

Ao enfocar as histórias infantis, o comKids não ficção pretende abrir o diálogo sobre as fronteiras entre realidade/ficção e realidade/imaginação e imaginário infantil, limiares tão íntimos à perspectiva infantil e inspirar novos projetos de não ficção para crianças.

O comKids não ficção conta com o apoio da SPCine, da Roquette Pinto Comunicação Educativa e da Brazilian TV Producers, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Inscrição
Para fazer a inscrição, clique aqui. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Serviço
comKids não ficção – Debates, mostra e masterclass
Data: 23.09.16 (sexta-feira), das 9h às 18H30
Local: Auditório do Goethe-Institut São Paulo
Endereço: Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – 05413-001 | São Paulo – SP
Inscrições: de 29/08 a 22/09, link para formulário .
Público-alvo: Produtores e estudantes de audiovisual, representantes de canais de televisão e profissionais das áreas cultural e educativa em geral (escritores, artistas, fotógrafos, game-designers, ilustradores, educadores, agentes culturais e sociais).
Capacidade: 160 pessoas

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar