Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Menina Ciência de qualquer parte do mundo: participe

O Menina Ciência, projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC), chega à sua 3ª edição para aproximar, mais uma vez, garotas à ciência — especialmente da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, da sigla em inglês).

O objetivo do programa é contribuir para a desconstrução do estereótipo de gênero na ciência e ampliar a representatividade e as oportunidades para meninas na área, evidenciando que a ciência é construída por pessoas apaixonadas pelo que fazem independente do gênero.

O curso conta com a colaboração de cientistas de grande atuação da UFABC e de instituições parceiras. Os temas abordados são de diversas áreas, entre Biologia, Astronomia, Química, Matemática, Física, Oceanografia, Educação e História da Ciência e Filosofia.

A primeira edição do programa formou 50 garotas; a segunda, já em formato virtual, chegou a 120 meninas. Durante os cursos, além de aulas e palestras, as garotas puderam conhecer grandes cientistas, realizar atividades em laboratórios e conhecer outros projetos, como o Donas da Rua, da Maurício de Souza Produções, parceiro do Menina Ciência.

A nova edição do curso, assim como as anteriores, será totalmente gratuita. Por ser online, poderão participar meninas de qualquer lugar do mundo. E uma das novidades desta 3a edição será a abertura de vagas para formação continuada de professores do ensino fundamental, serão 50 vagas ao todo.

Para participar, basta se inscrever até o dia 29/08 neste formulário. No dia 30/08 serão sorteadas 150 meninas que poderão acompanhar o curso entre os dias 08/09 e 16/10. O curso é voltado para meninas estudantes do Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano). Aos professores interessados, a inscrição vai até dia 01/09 por este formulário.

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues, formada em Física pelo IFUSP, doutorado sanduíche em Ensino na Leeds University/UK, atua como docente no Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, e está disponível para eventuais entrevistas e maiores esclarecimentos.

Saiba mais clicando aqui

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar