Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Livro gratuito

Em comemorações ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, a revistapontocom indica o livro África em Artes, produzido pelos pesquisadores Renato Araújo da Silva e Juliana da Silva Bevilacqua. Trata-se de uma obra do Núcleo de Pesquisa do Museu Afro Brasil, que está acessível a qualquer interessado.

Clique aqui e faça o download da publicação

Os autores selecionaram 15 obras de arte africana tradicional que pertencem ao acervo do Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo, buscando oferecer ao leitor não apenas um primeiro contato com obras de diferentes povos da África, mas também uma introdução aos diversos tipos de produções do continente, que englobam máscaras, estatuárias, e ainda os chamados “objetos de realeza”, aqueles relacionados ao poder dos chefes ou reis. O livro tem introdução de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.

O livro “África em Artes” descreve a produção artística de 13 povos da África, entre eles os Luba, localizados no sudeste da República Democrática do Congo; Iorubá, que vivem principalmente no sudoeste da Nigéria, sudeste do Benim e em menor número nas regiões do centro-sul do Togo; e os Dogon que vivem, dentre outras regiões do sudeste do Mali, nas falésias de Bandiagara.

“Esse livro serve como um convite ao professor e aos demais interessados explorarem o rico universo da produção artística da África e esperamos que esta publicação seja apenas um ponto de partida”, afirmam os autores.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lilian Silva Beltrão Paludo
Lilian Silva Beltrão Paludo
7 anos atrás

Achei muito interessante. É possível receber o impresso desse livro.
Obrigada pela atenção.

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar