Guia ilustrado facilita identificação de mamíferos aquáticos

Um guia ilustrado de identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil foi lançado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A obra mostra as principais diferenças físicas entre baleias, golfinhos e peixe-boi. Acesse o guia.

O objetivo é facilitar a identificação por leigos amantes da natureza (turistas, pescadores, mergulhadores, salva-vidas e outros). A publicação é uma mistura de arte e saber científico sintetizado em ilustrações acompanhadas de uma linguagem simples, técnica e direta. O guia também é destinado a Unidades de Conservação Costeiras, Marinhas e de Águas Interiores ou instituições que lidam com mamíferos aquáticos, em diversas situações.

O leitor poderá encontrar os tipos de nadadeiras (dorsal, caudal, peitoral), as características da cabeça, o peso, as medidas, além de hábitos alimentares de cada espécie. A publicação traz ainda as principais ameaças e o mapa de distribuição dos mamíferos aquáticos no Brasil.

Confira abaixo algumas curiosidades contidas no guia:

* Baleias são enormes, mas se alimentam de pequenos peixes ou krill (pequenos crustáceos). Algumas pessoas têm medo de baleias, pois pensam que elas podem atacar para se alimentar. Na verdade, a entrada do esôfago (garganta) não é larga o suficiente para engolir um humano.

* Peixe-boi não é peixe. É mamífero aquático (mamam quando filhotes). Possuem pulmões e por isso precisam ir a superfície para respirar. O nome peixe-boi vem da associação com dois outros animais: peixe, por viveram na água, e boi, por serem gordinhos e comerem apenas capim e plantas aquáticas.

*Ajudar uma baleia pode ser perigoso. Elas são inofensivas, mas podem machucar as pessoas sem intenção já que qualquer movimento pode ser fatal pelo seu tamanho e peso.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar

Passeio na Fazendinha do João Fubá

Os alunos da CMEI Dona Batistina Ferreira em Itabira MG, tiveram uma experiência incrível na Fazendinha do João Fubá. Eles foram recebidos pelo Sr Carlos, filho do Sr João Fubá,

Rio Morto vira inspiração para poesias

Na Escola Municipal Pérola Byngton no Rio de Janeiro, a poesia se entrelaça com o compromisso ambiental. ? Em uma aula cheia de inspiração, a Professora Érica com a turma