Essa é para as meninas, de 10 aos 16 anos de idade: estão abertas as inscrições da 5ª edição do programa Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas, uma formação sobre as emergências climáticas voltada para este público alvo. A chamada foi lançada no dia 21 de maio, em referência ao Dia Internacional da Biodiversidade.
O programa “Meninas de 10 anos” aposta na potência do encontro entre meninas e mulheres a fim de se romper estereótipos, fomentando nelas valores como sororidade, empatia, identificação e confiança. A partir de uma série de encontros com meninas de diferentes territórios e realidades sócio-econômicas de todo o território nacional, o projeto se desdobra para debater questões referentes ao lugar da mulher e do feminino em nossa sociedade, e sua representatividade na ciência.
Será selecionado um grupo de 60 meninas entre 10 e 16 anos, de diferentes realidades sócio-econômicas de todo o território nacional brasileiro, para colaboração, implementação e engajamento de ações educativas relacionadas às pautas do antropoceno e das Emergências Climáticas, em diálogo com a Agenda 2030.
Através de encontros e proposições educativas, será fomentada a formação de meninas para a construção do pensamento crítico sobre medidas possíveis em atenção às Emergências Climáticas. Educadoras, pesquisadoras e cientistas mulheres serão formadoras e tutoras, com foco nas discussões do clima, da biodiversidade e da equidade de gênero.