Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Esse Rio é Meu TV: acesse, conheça e compartilhe boas práticas escolares

Professores contam em primeira pessoa suas experiências.

O programa Esse Rio é Meu, desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, em parceria com a oscip planetapontocom e a concessionária Águas do Rio – patrocinadora do programa, acaba de ganhar mais uma ferramenta de divulgação das iniciativas das escolas: Esse Rio é Meu TV.

“Seja nos encontros de capacitação dos professores ou nas visitas que realizamos nas unidades escolares, percebemos como a escola vem se apropriando da proposta, fazendo uma releitura, considerando suas possibilidades, o território em que está inserida e a adesão dos seus pares. Nos surpreendemos o tempo todo com as ações e soluções que as escolas de forma criativa encontram para desenvolver o programa. O Esse Rio é Meu TV traz essas boas práticas”, explica Marinete D’Angelo, supervisora pedagógica do programa.

São falas espontâneas dos professores que participam do programa. Nos vídeos, em primeira pessoa, eles relatam suas experiências, apontando desafios, superações, pontos positivos e as impressões sobre a prática pedagógica. “É mais uma forma de compartilhar experiências e evidenciar o trabalho das escolas, que se somam às matérias publicadas na revistapontocom e na área Escolas em Ação, na plataforma digital do programa. Além, é claro, de servir de inspiração para outras unidades escolares”, destaca Marinete.

O objetivo do programa é inovar metodologicamente a partir da interdisciplinaridade, engajando escolas na recuperação e preservação dos rios. Cada grupo de escolas da rede pública de ensino do Rio ficou responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade. Neste ano, o projeto envolve 773 escolas da rede e 68 rios. Em 2024, as 1545 unidades escolares da rede participarão e o número de rios chegará a 267.

No Esse Rio é Meu TV, você já pode conferir três experiências:  da professora Tânia Brasil, do Ciep Graciliano Ramos, em Jardim América; do professor Arthur Pires, do Ciep Maestrina Chiquinha Gonzada, em Bangu; e das professoras Marcia Bandeira e Tatiana Mattos, da Escola Municipal Edgar Werneck, em Jacarepaguá.

TV

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar