Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Educação X Violência

A estagnação no processo de inclusão dos jovens brasileiros na escola em anos recentes pode contribuir para uma piora na tendência de violência nessa fase. Especialistas em crime e em educação defendem que a discussão leve em consideração mais evidências e dados sobre os fatores que influenciam o envolvimento de jovens com a violência. Pesquisa mostram, por exemplo, que o aumento da escolaridade favorece a queda da criminalidade.

Um estudo dos economistas Daniel Cerqueira (Ipea) e Rodrigo Moura (FGV) revela que a cada 1% de aumento na parcela de adolescentes de 15 a 17 anos que frequentam a escola, os homicídios registrados em um município caem 5,8%. O problema é que o avanço no aumento da escolaridade dessa faixa etária – adequada para o Ensino Médio – perdeu fôlego no país. Cerca de 17% dos adolescentes de 15 a 17 anos ainda estavam fora da escola em 2013.

Dificilmente, o país vai alcançar a meta de universalizar o acesso desses jovens à educação até 2016. A maior frequência escolar diminui as chances de envolvimento com a violência, pois limita o tempo passado na rua e aumenta a perspectiva de renda futura. Segundo o economista Fernando Veloso (FGV), o avanço no uso de novas tecnologias tem tornado a educação ainda mais imprescindível: “O que importa cada vez mais é a capacidade de adaptação, de comunicação, a criatividade. Maior escolaridade e educação de qualidade são fundamentais para desenvolver essas características”, afirma. Os jovens que não adquirem essas habilidades têm dificuldade crescente de se inserir no mercado de trabalho.

Por isso, segundo especialistas, a estagnação do avanço escolar no Brasil é ainda mais preocupante devido ao contexto atual de aumento da vulnerabilidade dos adolescentes à violência. Os homicídios foram responsáveis, em 2013, por 46% das mortes de menores de 16 e 17 anos no país, contra 9,7% em 1980, segundo dados recentes do Mapa da Violência. O número absoluto de óbitos de adolescentes de 16 e 17 anos por homicídios se multiplicou por mais de sete entre 1980 e 2013, saltando de 506 para 3.749.

Segundo o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, autor do Mapa da Violência, a disparada das mortes de jovens por causas violentas está ligada, entre outros fatores, ao lento avanço educacional. Para o especialista, esse deveria ser o principal foco do debate público sobre o tema. “O jovem mais vulnerável não encontra inserção na sociedade, no mercado de trabalho”, diz Waiselfisz, que é pesquisador da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar