Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Biblioteca Nacional abre inscrições para o Prêmio Literário edição 2023

Inscrições até o dia 28 de julho.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, edição 2023. O prazo vai até 28 de julho e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da instituição (https://premioliterario.bn.gov.br/). Concedido anualmente desde 1994, o prêmio é um dos mais conceituados do País e tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil. A premiação é dividida em dez categorias e os vencedores receberão R$ 30 mil cada.

Podem concorrer ao prêmio pessoas físicas com nacionalidade brasileira, com obras inéditas (1ª edição) redigidas em língua portuguesa e publicadas por editoras nacionais, entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. O concurso será aberto também a autores independentes, desde que a obra esteja em Depósito Legal e traga impresso o número do ISBN (International Standard Book Number). O link com o edital completo está no site da Biblioteca Nacional (BN).

A grande novidade este ano é a criação do Prêmio Akuli. A nova categoria objetiva a fixação de cantos ancestrais e narrativas da oralidade, recolhidas no Brasil, entre povos originários, ribeirinhos e de matrizes culturais. Akuli era a alcunha de Moseuaípu, jovem sábio da tribo Arekuná. Íntimo dos saberes da floresta, foi um exímio narrador de histórias ancestrais. A literatura oral sobre Macunaíma, que Akuli transmitiu ao cientista alemão, Theodor Koch-Grünber, foi determinante para a obra de Mário de Andrade.

“O Prêmio Akuli vem agregar, completar a perspectiva de um olhar delicado sobre a memória oral, as narrativas flutuantes transmitidas de geração a geração. A ideia é privilegiar a produção oral, quando ela passa a integrar a fixação, o livro, a memória que se recupera – porque a Biblioteca Nacional também é a casa da memória”, afirma o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi.

Prêmio Literário da Biblioteca Nacional

O prêmio é dividido em dez categorias: Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens), Romance (Prêmio Machado de Assis), Conto (Prêmio Clarice Lispector), Tradução (Prêmio Paulo Rónai), Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda), Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade), Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães), Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof), Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé), Histórias de Tradição Oral (Prêmio Akuli).

Serão constituídas dez Comissões Julgadoras – uma por categoria – formadas por três membros escolhidos entre especialistas de cada área. As comissões analisam critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução. Os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e no portal da Biblioteca Nacional.

“Os prêmios da Biblioteca Nacional buscam dar relevo à produção literária de nosso país – nos mais diversos âmbitos de suas atividades – como um radar, atento às sensibilidades e aos desenhos que representam o presente e a tradição, diante de uma perspectiva de futuro. São prêmios que levam os nomes de escritores consagrados, e que resumem de modo abrangente as vozes plurais de nosso país”, completa Lucchesi.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar