Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Áreas úmidas e sua importância

Em tempos de sustentabilidade, cada dia se aprende mais e mais. Por exemplo, você sabe o que significa a área úmida ou zonas úmidas e a importância que elas têm para nosso ecossistema? Elas são áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marítima com menos de seis metros de profundidade na maré baixa. Elas podem estar secas durante uma parte do ano, mas o período em que se encontram inundadas é suficiente para manter o ecossistema vivo. Ao todo, são classificados 42 diferentes tipos de zonas úmidas. E, em linhas gerais, elas fornecem serviços ecológicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, essas áreas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas, rurais e urbanas.

A definição do conceito de área úmida surgiu na Convenção de Ramsar. O tratado intergovernamental celebrado no Irã, em 1971, marcou o início das ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso sustentável das zonas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente, 150 países são signatários do tratado, incluindo o Brasil.

É por esta razão que foi criado o Prêmio Ramsar para Conservação das Áreas Úmidas. As iniciativas brasileiras podem ser inscritas até o dia 30 de setembro. Os vencedores serão anunciados na 13ª Reunião das Partes da Convenção de Ramsar, que ocorrerá, em outubro de 2018, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

São três categorias e o ganhador de cada uma delas receberá o Prêmio Especial Evian, no valor de US$ 10 mil.
As categorias são: uso racional das áreas úmidas – reconhecendo uma contribuição de longo prazo sobre o uso sustentável das áreas úmidas; inovação em áreas úmidas – reconhecendo técnicas de inovação que contribuíram para o uso racional das áreas úmidas; e jovens e as áreas úmidas – reconhecendo o trabalho de um jovem ou de um grupo de jovens com idade entre 18 e 30 anos que contribuíram para o uso racional das áreas úmidas.

A proposta deve ser enviada para o e-mail [email protected] após o preenchimento dos formulários, que podem ser encontrados no site www.ramsar.org/activities/2018-awards.

 

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar