Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Aprendizagem criativa é estimulada em universidades

Uma disciplina inspirada nos métodos ativos de ensino que prevê estimular a aprendizagem criativa dos alunos será implementada nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no Rio Grande do Sul. Em um formato interdisciplinar, a matéria ainda sem nome vai atender cerca de dois mil alunos de 42 cursos stricto sensu que vão das áreas de humanas às exatas.

Já no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) capacitará docentes no laboratório de aprendizagem criativa para que utilizem a metodologia em suas disciplinas.

Como funciona essa aprendizagem criativa? Prevê que os alunos construam conhecimentos a partir da resolução de problemas, em trabalhos desenvolvidos de maneira interdisciplinar e em equipe, sob tutela de um professor que atua como um mentor e não o único detentor de conhecimento.

Chamado de 4 Ps: project (projeto), passion (paixão), peers (pares/parceria) e play (pensar brincando), essa metodologia é baseada em uma espiral de aprendizagem.As iniciativas apontadas são acompanhadas pelo Grupo de Trabalho Universidades Criativas, o fórum da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que reúne pesquisadores interessados em tornar o ensino mais lúdico no Brasil.

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar