Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Educação ambiental

Por Waleska Barbosa
Do site do Ministério do Meio Ambiente

Até domingo, dia 25 de setembro, estão abertas as inscrições do curso online Educação Ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação: estratégias que fazem a diferença, promovido pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com 2 mil vagas, o curso é voltado a gestores e ao público em geral e tem como objetivo propiciar um olhar para a unidade de conservação (UC) e o seu território, analisando o seu contexto socioambiental, a educação ambiental como instrumento de implementação da UC e a participação social nos processos da gestão.

As aulas terão início no dia 28 de setembro e se encerram em dezembro, abordando, em 70 horas, os temas: A Unidade de Conservação e o Território: reconhecendo o contexto socioambiental e geopolítico; A participação social e a ação pedagógica na implementação da unidade de conservação; e O desafio de garantir participação no complexo universo da gestão.

Educação Ambiental e Comunicação nas Unidades de Conservação é o primeiro de uma série de três, que acontecem ainda neste ano, como parte das ações de implementação da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Encea).

De acordo com os organizadores, a formação é uma oportunidade de unir gestores, conselheiros e pessoas que atuam nas UCs em um processo de formação, diálogo, troca de experiências e articulação em torno dos temas propostos. “É um passo fundamental para avançarmos, em momento posterior, na elaboração de estratégias territoriais, regionais ou estaduais de implementação da Encea”.

O conteúdo aplicado se baseia nos cadernos temáticos elaborados pelo ICMBio e pelo MMA, lançados no ano passado, para auxiliar na ampliação dos processos inclusivos de participação social na gestão ambiental e de fortalecimento da cidadania durante a criação, implementação e gestão das UCs.

Inscrições devem ser feitas pelo endereço: ava.mma.gov.br

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar