Pesquisar
Close this search box.

conheça o programa

Aprendizagem móvel

Qual a melhor forma de aproveitar o poder, o crescimento e o custo acessível de tecnologias móveis para garantir que todos os estudantes recebam uma educação de alta qualidade? Essa é a grande pergunta do principal evento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da UNESCO, “Mobile Learning Week” 2016 (Semana da Aprendizagem por Tecnologias Móveis 2016), que acontece na sede da Organização, em Paris,  até o dia 11 deste mês.

O evento reúne especialistas em tecnologia de todo o mundo, representantes governamentais, especialistas em educação, gerentes de projeto, pesquisadores e parceiros da área de Educação. A ideia é que eles possam compartilhar experiências sobre a melhor forma de oferecer acesso e qualidade para garantir que todos os estudantes recebam a educação e a formação de que necessitam para participar plenamente na economia do conhecimento.

A Mobile Learning Week 2016 tem os objetivos da Agenda de Educação 2030 em sua essência. O Marco de Ação Educação 2030, acordado internacionalmente, estimula que os países aproveitem as TIC para “promover a aprendizagem de qualidade e eficaz”.

“Enquanto conversamos, a tecnologia está mudando e esta é a chance da UNESCO fazer um balanço anual das novas formas de alavancar a aprendizagem por meio das tecnologias. A Mobile Learning Week é um evento para a troca dinâmica de informações que traz especialistas de todo o mundo com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade da educação”, diz o especialista de Programa da UNESCO, Mark West, que está coordenando o evento.

Em todo o mundo, o acesso e a utilização de smartphones, computadores e tablets de baixo custo têm crescido enormemente. O evento irá explorar como as tecnologias podem ser utilizadas para alcançar novos alunos, conectar a educação ao trabalho, empoderar estudantes ao longo da vida e nivelar a igualdade para mulheres e meninas.

Também será abordado como a tecnologia pode enfrentar os desafios da educação, tais como escassez de conteúdos de aprendizagem, cursos mal planejados, currículo irrelevante, professores insuficientemente treinados e supervisão limitada. Um material educativo dinâmico, possível por meio de Recursos Educacionais Abertos, pode oferecer novos tipos de  aprendizagem eficaz em termos de custos relevantes para países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O evento deste ano ainda vai destacar as lições aprendidas com eventos anteriores de tecnologia educacional para garantir que novos investimentos em TIC melhorem significativamente a aprendizagem dos estudantes. O evento examinará três subtemas principais: tornar a educação de alta qualidade uma realidade para todos os estudantes; melhorar a pedagogia e a relevância da aprendizagem; e melhorar a gestão, planejamento e avaliação. Eles serão distribuídos por quatro eventos principais:

• Webinar (seminário online) em parceria com a Education Fast Forward (ong internacional) que abordará como e em que medida a tecnologia móvel pode facilitar a aprendizagem e reforçar a qualidade da educação. Trará participantes online de vários lugares do mundo para fazer perguntas aos oradores especialistas.

• Doze workshops para melhorar a capacidade dos profissionais de aprendizagem com tecnologias móveis por meio do compartilhamento de conhecimento.

• Simpósio de dois dias que reunirá representantes do governo, especialistas em educação, peritos de aprendizagem por meio de tecnologias móveis, gerentes de projeto, pesquisadores e parceiros da indústria para compartilhar estratégias para melhorar a qualidade bem como inovações de aprendizagem por meio de tecnologias móveis.

• Fórum político organizado em conjunto com a UIT ( União Internacional de Telecomunicações) para compartilhar ideias que promovam a aprendizagem por meio de tecnologias móveis e outras inovações tecnológicas com intervenções sobre políticas bem-sucedidas.

Quer saber mais? Acesse: www.unesco.org/new/en/mlw (em inglês).

Faça aqui o seu cadastro e receba nossa news

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias

Arquivos

Tags

Você pode gostar